Em situação inédita, a Royal Caribbean International está promovendo uma votação para que os hóspedes dedicam sobre alteração de roteiro de um de seus cruzeiros.
O caso ocorre a bordo do Serenade of the Seas, que realiza viagem de volta ao mundo em 274 noites. O roteiro original da viagem incluía uma passagem pelo Mar Vermelho, além de trânsito do Canal de Suez, em maio.
Com os conflitos na região, no entanto, o trecho não é considerado seguro para navios de cruzeiro e precisou ser retirado do itinerário. Assim, a equipe do navio decidiu estender aos hóspedes a decisão sobre uma rota alternativa a ser seguida.
De acordo com o Royal Caribbean Blog, um site não oficial que compartilha notícias sobre a companhia, os hóspedes poderão escolher entre dois roteiros diferentes.
“Enquanto continuamos a monitorar a situação ao redor do Mar Vermelho para a segurança de nossos tripulantes e passageiros, decidimos ajustar os planos para o trânsito pelo Canal de Suez em maio”, disse a companhia em declaração ao blog.
“Em linha com o espírito aventureiro de nossos hóspedes, estamos considerando suas opiniões e preferências para a decisão entre duas alternativas de itinerários que irão levá-los a uma aventura épica na África. Eles irão receber uma compensação pela mudança, e os passageiros que preferirem não seguir o roteiro atualizado irão receber um reembolso completo, além de apoio com seus planos de viagem de retorno”, acrescentou a Royal Caribbean.
Alternativas e votação
O processo de escolha irá começar no dia 21 de fevereiro, após uma conferência online com o escritório da Royal Caribbean International em Miami. Na ocasião, os executivos responderão dúvidas dos hóspedes e apresentarão oficialmente as alternativas.
A partir daí, os passageiros do Serenade of the Seas terão seis dias para votar e escolher qual itinerário gostariam de realizar. O resultado da votação será apresentado no dia 27 de fevereiro.
Serão duas opções de itinerários pré-definidos para o período afetado, que se entende entre o dia 9 de maio e o dia 19 de junho. Uma foca no litoral africano e outra prioriza as escalas no Mediterrâneo.
Batizada “Immersive Africa”, a primeira alternativa visita diversos países da África, com escalas nas Ilhas Seychelles, Madagascar, Reunião, Maurício, África do Sul, Namíbia, Angola, Gana, Costa do Marfim e Senegal.
Antes de retomar o roteiro original a partir de 19 de junho, a alternativa ainda inclui um total de quatro paradas nas Ilhas Canárias, Gibraltar, Grécia, e Itália.
Já a alternativa “Africa & Greece” inclui passagem mais rápida pela costa africana, para que os passageiros possam desfrutar de mais portos de escala no Mediterrâneo.
Com mais dias em alto-mar, o itinerário conta com paradas nas Ilhas Seychelles e na África do Sul antes de seguir diretamente para as Ilhas Canárias (após um total de 16 dias em navegação).
Uma vez no Mediterrâneo, a alternativa inclui três paradas na Turquia, Egito, e Itália, além de escalas em seis destinos na Grécia.
Após parada em Ravenna, na Itália, ambas as alternativas retomam o roteiro original do cruzeiro.
O itinerário original para o trecho que teve de ser alterado incluía paradas na Jordânia, Egito, Omã, Chipre, Bulgaria, Romênia, Turquia, Grécia e mais.
Volta ao mundo em 274 dias
O cruzeiro de volta do mundo em 274 dias da Royal Caribbean International partiu de Miami, nos Estados Unidos, no começo de dezembro do ano passado.
Ainda em 2023, a viagem inclui passagem pelo Brasil, com o Serenade of the Seas visitando Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.
Após sete anos ausente, Royal Caribbean volta ao Brasil em 2023
Após escalas em outras partes do mundo, a viagem de cerca de nove meses retorna a Miami em setembro deste ano.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Royal Caribbean Blog) / Imagem (©) Copyright Royal Caribbean