A Força Aérea Brasileira resgatou um tripulante a bordo do Silver Nova, da Silversea Cruises. Pela primeira vez em águas nacionais, o navio de cruzeiros de alto luxo realiza um cruzeiro de 30 noites entre o Rio de Janeiro e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. 

O resgate aconteceu na semana passada, enquanto a embarcação navegava nos arredores de Belém, no Pará. 

Com o auxílio de um helicóptero, o Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) realizou a evacuação do navio por via aérea. Segundo a Força Aérea, o tripulante se encontrava em estado crítico, com fraturas no quadril e nas pernas, além de grave hemorragia. 

Ainda segundo o órgão de defesa nacional, a operação de resgate foi considerada um sucesso. 

Após ser levado à terra por via aérea, o funcionário do Silver Nova embarcou em uma ambulância do tipo UTI móvel para dar entrada à um hospital de Belém. 

Tripulante realizava manutenção em elevador a bordo 

Deck da piscina foi utilizado para o resgate

Segundo o Crew Center, o tripulante realizava manutenção em um dos elevadores a bordo quando sofreu o acidente. 

Ainda de acordo com o portal, que é moderado por ex-tripulantes, o funcionário caiu no poço do elevador do navio, que entrou em operação este ano

O incidente foi informado aos passageiros via sistema de som. Na ocasião, o comandante do Silver Nova disse que havia desviado o navio de sua rota original para que o tripulante pudesse ser levado ao porto mais próximo. 

Em outro anúncio, a equipe médica do navio também pediu doação de sangue do tipo O. 

O tripulante foi levado pelo helicóptero a partir do deck de piscina do navio, que precisou ser fechado e evacuado para a operação. 

O Crew Center também disse que os hóspedes do navio foram informados posteriormente atualizados sobre o estado de saúdo do tripulante.

Segundo o site, o funcionário – que não teve idade e a nacionalidade reveladas – passou por uma cirurgia de cinco horas em Belém e, na terça-feira (27/2), seguia em estado crítico mas estável.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Crew Center) / Imagens (©) Copyright reprodução Força Aérea Brasileira