Retornando aos itinerários dos navios de cruzeiro, o Pará voltou a receber um número considerável de navios e passageiros na temporada 2023/2024. De acordo com o governo local, os números da estação, inclusive, superaram os do período pré-pandemia.
Só nos primeiros meses de 2024, Belém, Alter do Chão e Santarém devem receber um total de 15 mil passageiros. Já em 2023, os destinos paraenses receberam cerca de 13 mil hóspedes.
Em 2019, último ano anterior à pandemia, o número foi de 14 mil passageiros, disse o governo paraense, citando dados são do instituto de consultoria Oxford Economics.
Navios
Em 31 de janeiro, por exemplo, Belém recebeu o Seven Seas Splendor, da Regent Seven Seas Cruises.
Projetada para cruzeiros de luxo, a embarcação esteve no trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, com cerca de 700 turistas e 540 tripulantes a bordo.
Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Lucas Vieira, o resultado reafirma os investimentos em infraestrutura turística.
“Os olhos do mundo voltam para Belém, é o nosso grande momento de crescer mais, de atrair mais turistas, de investir mais para que todos conheçam nossa cultura, nossa culinária, nossos atrativos e principalmente momento de deixar um legado para a população”, disse.
Outros navios que já passaram pelo Pará nessa temporada incluem o Seabourn Pursuit, da Seabourn Cruise Line, o Viking Sea, da Viking Ocean Cruises, e o Zaandam, da Holland America Line.
Já em março, Belém recebe o Amadea, da alemã Phoenix Reisen. O navio atraca no dia 11. Pouco antes, no dia 10 de março, o MSC Poesia se torna o primeiro navio da MSC Cruzeiros a escalar a cidade.
Santarém também está nos roteiros para março, com sete escalas previstas. Alter do Chão recebe outras seis escalas durante o mês.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Governo do Pará) / Imagens (©) Copyright Governo do Pará e Daniel Capella