A Embratur está negociando o fretamento de diferentes tipos de navios para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), evento que acontece em Belém em novembro de 2025.
De acordo com O Globo, a capital paraense deve receber ao menos duas embarcações, que servirão como hotel flutuante durante a conferência.
Os navios de cruzeiro serão uma forma de compensar um déficit da hotelaria na cidade, disse ao jornal o secretário extraordinário para a COP 30 Valter Correia.
O plano inclui ter dois navios de grande porte atracados no Porto de Belém, somando entre 5 e 6 mil leitos de padrão cinco e quatro estrelas a rede da cidade. A Embratur também negocia o fretamento de navios de expedição, disse Correia.
Menores, as embarcações deste tipo são utilizados em viagens para destinos remotos como a Antártica e a Patagônia e são considerados de alto luxo.
Com 100 a 300 cabines cada, os navios de expedição devem receber delegações completas, explicou Correia.
Para receber os navios de grande porte, no entanto, o Porto de Belém precisa passar por operação de dragagem. Com objetivo de remover mais de 6 m³ de sedimentos, o projeto já está em andamento.
Após a Companhia Docas do Pará receber autorização para realizar a obra, um edital deve ser lançado ainda neste mês.
De acordo com O Globo, com a dragagem realizada, os navios de grande porte devem atracar em cais próximo à Estação das Docas, um dos principais cartões postais da capital paraense.
Belém espera receber cerca de 50 mil pessoas para a COP 30, das quais cerca de 7 mil formam equipes da ONU e delegações de países membros.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de O Globo) / Imagem (©) Copyright Agência Pará de Notícias