Um dos mais conhecidos diretores de cruzeiro no mercado brasileiro, Naim Ayub conta com uma carreira de mais de 35 anos a bordo dos navios da Costa Cruzeiros.

Sempre presente nos navios da companhia que realizam a temporada local, o popular chefe de entretenimento conversou com o Portal World Cruises. Em entrevista exclusiva, revelou como iniciou sua carreira nos navios de cruzeiro e um pouco de sua trajetória a bordo.

Natural de Ribeirão Pires, Ayub é formado em educação física e iniciou sua carreira como diretor de cruzeiros por acaso, ainda na década de 1980.

“Trabalhava com esportes de alto desempenho, mas cansei e queria tirar férias, então decidi trabalhar com recreação”, relembra.

Naim então encontrou uma vaga terceirizada no departamento de recreação de um hotel no Brasil.

Naim Ayub
Naim em ação no terminal de cruzeiros de Santos

“Eles também tinham um contrato para administrar os serviços de recreação infantil a bordo de navios de cruzeiro em temporada brasileira, e acabei embarcando como líder de equipe no Enrico Costa em 1988”, disse.

Segundo Ayub, após algum tempo, o trabalho atraiu a atenção da matriz da Costa Cruzeiros, que era, então, uma companhia independente com sede na Itália.

“Eles acabaram decidindo montar, pela primeira vez, uma equipe de recreação na Europa, utilizando essa mesma empresa brasileira”.

A empresa, porém, enfrentou um desafio ao selecionar sua primeira equipe internacional já que seus funcionários mais experientes não falavam os idiomas necessários para atuar no Velho Continente.

“No final, contrataram quatro pessoas que eram boas em idiomas e as treinaram para atividades recreativas”, relembra. “Não funcionou, então eles buscaram pessoas com experiência, mesmo que elas não fossem fluentes em outros idiomas”.

Naim se encaixava no perfil e acabou sendo selecionado para o trabalho, iniciando sua carreira internacional. Após embarcar na Europa, o então animador atuou no Eugenio Costa, liderando uma equipe de quatro pessoas durante uma temporada no Mediterrâneo.

Eugenio C
Naim embarcou no Eugenio Costa para sua primeira temporada internacional

Seu primeiro dia a bordo do lendário navio foi marcado por um desentendimento entre membros de sua própria equipe, pouco antes de uma atividade.

“Depois de uma discussão, todos foram embora e me vi sozinho na piscina do navio, com um balde de bolas tentando explicar um jogo e sem conseguir falar nenhuma das línguas dos hóspedes”, conta. “Todos riram de mim. Pensaram que eu estava encenando, fazendo um personagem”.

Após mais alguns contratos no Brasil e na Europa, Naim afirmou ter se tornado o primeiro Chefe de Animação a bordo de um navio de cruzeiro.

Segundo ele, a Costa foi a primeira linha de cruzeiro a oferecer esse serviço para adultos. Duas semanas depois, foi promovido a Diretor de Cruzeiro, tornando-se o primeiro diretor de cruzeiro não europeu da frota.

Após mais de 30 anos trabalhando a bordo, Naim viu mudanças significativas no produto de cruzeiros, segundo ele, reflexos da evolução da própria sociedade.

Shows passaram por mudanças

“Costumávamos navegar pelo Mar Negro e ver a União Soviética nos mapas. Em uma noite de gala, todos usavam paletó”, lembrou, acrescentando que, em sua época, o Eugenio Costa não tinha nem mesmo televisões a bordo.

“Naquela época, os navios de cruzeiro eram sinônimo de riqueza, da alta sociedade. Agora são muito mais populares, isso mudou bastante”, observou.

Outra diferença está no tamanho dos navios, que agora são muito maiores e oferecem itinerários mais variados e curtos, disse. Já o entretenimento a bordo está em constante evolução, acrescentou.

Com o “mundo se movendo mais rapidamente”, os shows também passaram por uma mudança radical, disse Naim.

“As produções tradicionais, no estilo da Broadway, que costumávamos apresentar foram substituídas. Agora estamos realizando shows mais práticos e de curta duração”, explicou.

No passado, o navio tinha uma única equipe de cantores e dançarinos que apresentavam três grandes produções temáticas de música, explicou.

Agora, em um cruzeiro de uma semana, três grupos diferentes apresentam três shows totalmente distintos, com temas variados. A cenografia também mudou, com mais efeitos visuais e menos elementos fixos.

“Você tem uma gigante tela LED em alta definição atrás do palco, que te oferece inúmeras possibilidades”, destacou.

Naim está a bordo do Costa Pacifica para a temporada 2024/2025

Os mais recentes navios da frota da Costa Cruzeiros, o Costa Smeralda e o Costa Toscana, ilustram perfeitamente as mudanças, disse Naim.

“É possível ver a evolução, a diferença do que é um navio hoje em dia. Eles têm dois teatros, um tradicional e outro em formato de arena”, detalhou, referindo-se ao átrio das embarcações, conhecido como Colosseo.

Com capacidade para mais de 5 mil passageiros, cada navio apresenta três shows diferentes por noite, explicou. Além de uma apresentação em cada um dos teatros, um show de fim de noite também é realizado no átrio.

Naim também disse que as tradicionais noites elegantes estão fora de moda, e devem ser gradualmente eliminadas da programação dos cruzeiros. “Não há mais gala no mundo”, completou.

Embora os temas e formatos de festas estejam em constante mudança, preferencias regionais tendem a ditar o formato das atividades.

Naim

“Na Europa, uma festa apenas com um DJ certamente será um sucesso. No Brasil, as pessoas valorizam a música ao vivo”, disse, ressaltando que festas na América do Sul podem ter até duas bandas ao vivo tocando música local antes que o DJ entre com sucessos mais internacionais.

Lidar com essas diferenças pode impactar o orçamento, afirmou, mas a prática é fundamental para garantir uma experiência adequada ao passageiro.

“Com o tempo e a experiência, no meu caso, tenho acesso mais fácil ao solicitar recursos artísticos”, comentou, destacando a antecedência com que a programação de entretenimento é planejada. “Se uma temporada começa em outubro, já está preparada em junho”, exemplificou.

Temporada 2024/2025

Na atual temporada, Naim lidera a equipe de entretenimento a bordo do Costa Pacifica. O navio, apelidado pela Costa como o mais divertido da temporada, realiza embarques em Santos e Rio de Janeiro para roteiros nacionais.

De acordo com a companhia, a programação a bordo inclui entretenimento 24 horas por dia, com mais de 160 shows musicais e performances acrobáticas e mais de 300 festas em diferentes ambientes a bordo.

Costa divulga programação de entretenimento do Costa Pacifica para temporada 24/25; confira festas e shows

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

23 Comentários

  1. Realmente o Naim é uma pessoa fantástica…ele é nota dez…quando fiz o cruzeiro do COSTA em 2024 ele simplesmente arrasou…

  2. Naim, como eu, viveu a época de ouro dos cruzeiro s no Brasil. Discordo quando diz que a gala acabou. Acabou sim,nos cruzeiros populares que sao a maioria ao redor do mundo. Atualmente, cruzeiro no Brasil é igual pagode na lage.

  3. Trabalhei por duas temporadas em navios, e em um deles, no Costa Serena, tive o prazer de trabalhar com o Naim. Excelente profissional. Sdd rs

  4. Realmente o Naim é mil, tbm conheço ele a décadas. Sempre pronto a auxiliar qualquer passageiro, não é a toa que está por anos na mesma empresa. Parabéns Naim pelo seu empenho e dedicação.

  5. Nem sabia que ele tinha cargo tão alto. É uma pessoa muito simples e muito simpático. Parabéns, você merece todo esse sucesso. Nos veremos no final deste ano em um Costa é claro.🙌

  6. Adoro Naim, achei que ele estaria no cruzeiro que irei fazer do dia 18 a 25 janeiro 2025, Costa Diadema, mas quem sabe ele pega um voo e dá uma palhinha, pra gente seria demais!! Excelente profissional!!

  7. Tive o privilégio que fazer 8 Cruzeiros, e todos com o Nain,ele é a verdadeira atração, e ainda sempre pronto para uma selfie com os hóspedes!!! Já faz parte da Costa Cruzeiros, e vai aposentar nela!!! Forte abraço Nain!!!

  8. Conheci Naim no Eugênio Costa e foi “paixão à primeira vista”. Seu diferencial? Trata o hóspede como se já o conhecesse há anos! E quando este repete, ele reconhece e faz festa como se fossem velhos amigos!

  9. Caro Naim, exímio em todas as suas funções a bordo, você é uma peça-chave para a Costa Cruzeiros. Sua simpatia, atenção e bom humor são inigualáveis. Este ano vamos embarcar no Diadema. Portanto, sentiremos muito a sua falta. A você nossos desejos de um 2025 muito abençoado!

  10. O Naim Barrichello ( muito parecido com o Rubinho) é um cara bacana. Bastante acessível. Fiz 4 viagens com ele . O que pega é aquela “aula” do folheto de atividades, rsrsrs. Ele não é o culpado. Faz o seu trabalho muito bem feito. Parabéns pela carreira. E bola pra frente. Porque vc tem muita lenha pra queimar…

  11. O Naim e um cara fantastico, fiz meu primeiro Cruzeiro em Março de 2024 no Roteiro litoral brasileiro a Bordo do Costa Diadema, suas orientações nos deixou muito a vontade abordo. Gostamos muito estaremos de volta No Costa Diadema em Março de 2025

  12. Amo viajar com Naim e no Costa em que ele estiver trabalhando, pois será diversão todos os dias, inclusive com brincadeiras nos jantares.
    Fiquei frustada quando vi que o glamour dos Cruzeiros, com as festas de galas e shows a la Broadway acabaram, pois esse era o diferencial dos Cruzeiros.
    Sinto muito falta do Cruzeiro, que o Naim passa pelo Rio de Janeiro nos pegar. Não pego navio em Santos, pois é muito cheio e aumenta os custos da viagem.
    Sempre indico, viajarem com o Naim.
    Amava ver o Naim de smoking e trajes de galã, apresentando os shows; e falando em diversos idiomas.
    Naim, você é o ORGULHO DO BRASIL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *