Um vídeo que circula nas redes sociais acusando o Costa Favolosa de despejar esgoto em Balneário Camboriú mostra, na verdade, um processo de lavagem da âncora do navio.

Em comunicado enviado ao Portal World Cruises, a Costa Cruzeiros esclareceu que o procedimento acontece de forma regular e tem permissão para ser realizado.

Durante o processo, a tripulação aplica água do mar na âncora do navio, de forma a remover lama e outros resíduos marinhos que possam eventualmente estar presos ao equipamento após sua utilização.

Sem um cais de acostagem, Balneário Camboriú é um dos destinos onde os navios precisam utilizar âncoras rotineiramente durante suas escalas.

“A segurança e a proteção de nossos hóspedes e tripulação e dos destinos que visitamos com nossos navios são sempre nossa primeira prioridade,” disse a Costa Cruzeiros.

O vídeo foi filmado nesta quinta-feira (2/1), durante escala dupla em Balneário Camboriú. Além do Costa Favolosa, também esteve na cidade catarinense o MSC Splendida, da MSC Cruzeiros.

Junto as imagens, que mostram líquido arenoso escorrendo da âncora recém removida do mar durante sua limpeza, um internauta acusa o navio de despejar fezes em Balneário Camboriú.

Confira na íntegra o posicionamento oficial da Costa Cruzeiros:

“A Costa Cruzeiros esclarece que essas imagens se referem ao procedimento regular e autorizado de uso de água do mar aplicada à âncora do navio para remover a lama do mar eventualmente presente nela. A segurança e a proteção de nossos hóspedes e tripulação e dos destinos que visitamos com nossos navios são sempre nossa primeira prioridade.”

Desinformação

Não é a primeira vez que um caso semelhante de desinformação repercute em Balneário Camboriú. Antes, em 2019, o MSC Seaview foi acusado de despejar esgoto na cidade por conta de uma imagem que mostra os motores do navio suspendendo areia e lama durante manobra de rotina.

Na ocasião, até mesmo a imprensa local chegou a comprar a fake news, com veículos tradicionais de Santa Catarina publicando acusações sem fundamento.

A repercussão levou a CLIA Brasil a lançar uma campanha de conscientização do público, destacando o papel que as companhias de cruzeiro desempenham para preservar o meio ambiente.

Confira nossa matéria da época:

Navios de cruzeiro não despejam esgoto nos mares, esclarece CLIA Brasil