
Um total de 14 navios de cruzeiro estarão no litoral brasileiro durante o feriado de Carnaval deste ano. Os dados são da CLIA Brasil, que estima que as embarcações movimentarão mais de 50 mil pessoas no período, entre passageiros e tripulantes.
Além dos navios da temporada de cabotagem, embarcações de longo curso também estarão no Brasil, incluindo o Odyssey, da Villa Vie Residences.
Os roteiros dos cruzeiros incluem destinos como Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Búzios, Maceió, Ilhabela, Ilha Grande, Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Angra dos Reis, Fortaleza e Paraty, além de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.
De acordo com a CLIA, a operação irá impulsionar significativamente o turismo e a economia local, tendo como destaque o Rio de Janeiro. O Pier Mauá, terminal de cruzeiros da capital carioca, receberá nove navios, com cinco deles atracando simultaneamente em dois dias consecutivos.
“O turismo no Brasil está aquecido e com números positivos de faturamento, ocupação, movimentação de passageiros, mostrando que o brasileiro está viajando mais, com dinheiro no bolso e podendo priorizar atividades de lazer com a família e amigos”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
De acordo com o mais recente estudo da CLIA no Brasil, o impacto econômico médio (direto, indireto e induzido) gerado por cada cruzeirista é de R$ 668,91 nas cidades de escala e R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque.
“O Carnaval é uma das épocas mais procuradas para viagens, e os cruzeiros oferecem uma experiência única, combinando conforto, lazer e a oportunidade de explorar diversos destinos em uma única viagem. Além de momentos inesquecíveis para os passageiros, essa movimentação impulsiona a economia, gera empregos e fortalece toda a cadeia produtiva do turismo”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA no Brasil.
O impacto econômico das viagens de cruzeiro vai além do período da viagem: segundo a CLIA Global, 60% dos cruzeiristas retornam posteriormente aos destinos que conheceram a bordo para estadias mais longas, ampliando ainda mais os benefícios para as cidades visitadas.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Ministério do Turismo) / Imagens (©) Copyright