Um dos mais antigos navios da AIDA Cruises, o AIDAaura fará sua primeira passagem pelo Brasil durante a temporada 2018/2019. Substituindo seu gêmeo AIDAcara no roteiro de volta ao mundo da companhia alemã, o escalará dois portos brasileiros.
O AIDAaura se tornará o terceiro navio da frota da companhia alemã AIDA Cruises a visitar o Brasil na história. Parte do novo conceito da companhia chamado AIDA Selection, o navio foi dedicado a roteiros mais longos e voltados à exploração dos destinos.
Um dos roteiros lançados para o AIDA Selection foi o de volta ao mundo. A primeira viagem do tipo realizada pela companhia alemã acontecerá no fim desse ano, com o AIDAcara. O menor e mais antigo navio da frota passará por dois portos brasileiros em novembro: Recife e Rio de Janeiro.
A escala na capital pernambucana acontece no dia 1, enquanto a passagem pela capital carioca se dá em 4 de novembro.
Na recém anunciada temporada 2018/2019, o navio responsável pelo roteiro de volta ao mundo será o AIDAaura. A parte de Hamburgo, na Alemanha, em 8 de outubro. Com 117 noites, viaja por vários destinos, incluindo a África, a Ásia e a Oceania, e também a América do Sul.
Serão duas escalas no Brasil, uma em Salvador e outra no Rio de Janeiro, esta segunda com pernoite. Estão marcadas ainda para o final de outubro: dia 24 no Rio, e dia 22 na capital baiana.
Ainda na costa atlântica da América do Sul, o navio escala Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai. Puerto Madryn, na Patagônia, é a última escala antes da chegada a Ushuaia e travessia do Cabo Horn rumo ao Pacífico.
Sobre o navio – Construído na Alemanha, o AIDAaura foi inaugurado em 2003. Seu projeto é uma versão ligeiramente maior e mais moderna do navio original da companhia, o AIDAcara. Possui apenas um gêmeo idêntico, o AIDAvita, inaugurado no ano anterior.
Com cerca de 45,000 toneladas brutas, cada um dos navios tem capacidade para 1,266 passageiros em ocupação máxima.
Terceiro navio da AIDA a navegar em águas brasileiras
Marca alemã do grupo Costa, a AIDA estreou no Brasil na temporada 2010/2011, com o AIDAcara. Originalmente, o navio realizaria roteiros semanais para Salvador e Ilhéus a partir do porto de Santos, durante toda a estação.
Pouco depois de sua divulgação, a temporada foi totalmente alterada e passou a incluir roteiros de 14 noites com escalas em Brasil, Uruguai e Argentina. Dedicados ao público alemão, os cruzeiros partiram do porto de Santos e do porto de Buenos Aires.
Na temporada de estréia, a companhia ainda teve um segundo navio com roteiros no país: o AIDAvita. Gêmeo do AIDAcara, o navio realizou roteiros no Amazonas, partindo dos portos de Manaus e La Romana.
Após autos e baixos na oferta na região, a companhia abandonou totalmente o Brasil na temporada 2013/2014 quando o AIDAcara partiu do porto de Santos pela última vez.