MSC Fantasia, um gigante no Brasil

3

O MSC Fantasia, muito provavelmente, a principal novidade da temporada 2012/2013, é, além de belíssimo, um dos maiores navios do mundo. Trata-se do 13º navio em tonelagem no mundo atualmente, em uma lista que é encabeçada pelo Oasis of the Seas. O navio, porém, não é o maior a operar no Brasil: ele perde para o Mariner of the Seas, por duas posições, ou algumas toneladas. Ainda assim, está dez posições, ou quase 20 mil toneladas a frente do segundo maior navio que virá ao Brasil, o Costa Favolosa, e é o maior de um operador europeu. Em capacidade de passageiros e comprimento é maior que o Mariner, por em torno de 300 passageiros, e 20 metros.

O Fantasia é considerado um dos mais belos navios do mundo, devido a sua decoração, de extremo bom gosto, e harmoniosa. Como é padrão na MSC, o navio possui muito cristal, dourado, e principalmente, elegância. Internamente, o navio é uma evolução da classe Musica, com muitos bares e salões, mas também com muitas inovações.

Os principais destaques e diferenciais em relação a classe Musica são o átrio com vários andares, escadarias de cristais swarovski, e elevadores panorâmicos. Destaque também para a Piazza San Giorgio, a reprodução de uma praça italiana com fontes e mesas de ferro. Também há, pela primeira vez em um navio da MSC, um restaurante de dois andares, o Red Velvet.

Fora isso, o navio mantém as características da classe Musica, em alguns aspectos, mas também possui um restaurante estilo Mexicano Tex Mex, um bar esportivo, e um restaurante Francês. De diferenciais, ainda há o simulador de F1, e o Cinema 4D. Uma das áreas com mais mudanças em relação a classe Musica é a área das piscinas. O Fantasia possui quatro piscinas, a principal, aberta, no centro do navio, outra coberta sob um teclado de vidro, um pouco mais a frente, a da popa, e a exclusiva do MSC Yacht Club, na proa.

Aliás, o MSC Yacht Club merece um parágrafo a parte. É uma espécie de primeira classe moderna: uma área exclusiva para os passageiros de determinadas cabines, que contam com serviço de mordomos e com lounge e piscina exclusivos, ou seja a piscina The One, e o Top Sail Lounge, tem o acesso permitido somente a passageiros Yacht Club.

Confira a ficha técnica completa do navio, extraída do Guia Berlitz 2010, de Douglas Ward:
Tonelagem: 133,500 toneladas.
Companhia: MSC Crociere (Itália, com escritório central na Suíça)

Contrutor: STX Europe (France)
Custo Original: $550 milhões de dólares.
Entrada em serviço: Dezembro de 2008
Registro: Panamá
Comprimento: 333,3 metros
Largura: 37,9 metros
Calado: 8,45 metros
Propulsão: Diesel-Elétrica (40mW)/2
Decks acessíveis a passageiros: 13
Total de tripulantes: 1, 325
Passageiros (ocupação dupla/total): 3,274/3,959
Índice Espaço/Passageiro (dupla/total): 40,7/33,7 metros por passageiro
Índice Passageiro/Tripulante (dupla/total): 2,5/ 3,0 passageiros por tripulante
Total de cabines: 1,637
Cabines Externas: 1,354
Cabines Internas: 283
Cabines com Varanda: 1,260
Cabines para Deficientes Físicos: 43
Voltagem das Cabines: 110 volts.
Número de Elevadores: 14.
Casino: Sim
Piscinas Internas: 1
Piscinas Externas: 3
Jacuzzis: 13
Livraria: Sim
Classificação guia Berlitz 2010: **** ou
1,525 pontos (de um total de 2,000 pontos possíveis).

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
 Imagens (©) Copyright Sergio Ferreira e Edgar Freitas.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Para muitos o navio mais bem decorado do mundo. A MSC faz as escolhas no seio da própria família do CEO Pierfrancesco Vago. Aproveitem da melhor maneira a sua presença, é um navio "distinto".
    Abraço pro Brasil da revista Cruzeiros.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui