A Costa Crociere se tornou a primeira empresa de cruzeiros a obter a certificação “Biosafety Trust”. De acordo com a companhia, o reconhecimento é parte do trabalho para um “início responsável e seguro de suas operações”.
O primeiro cruzeiro da Costa está agendado para setembro, na Itália, a bordo do Costa Deliziosa. O novo certificado é emitido pela RINA, sociedade classificadora com mais de 150 anos, responsável por testes, inspeção e certificação, além da classificação de navios.
Todos os aspectos da operação considerados
O processo de certificação, realizado por meio de auditorias, examina todos os aspectos da vida a bordo e em terra. São avaliados desde procedimentos de embarque a serviços de hotelaria, alimentação, fitness, áreas de relaxamento e excursões em terra. O objetivo é confirmar a conformidade do sistema com os procedimentos destinados à prevenção e controle de infecções.
Para obter o reconhecimento da RINA, a Costa criou e implementou módulos específicos de treinamento para a tripulação, baseados em seu novo protocolo de segurança.
De acordo com a companhia, os treinamentos reforçam os procedimentos rigorosos desenvolvidos pela companhia com o apoio científico de especialistas independentes, em resposta a situação do COVID-19. A Costa ainda diz que o novo regramento já está sendo adotados a bordo e em terra.
Protocolo de Segurança Costa tem uso de máscara obrigatório e novos filtros de ar
Testes para COVID-19 antes do embarque
Com base na atual situação epidemiológica e considerando a opinião e orientação de especialistas, a Costa decidiu que, quando as operações forem retomadas, testes de swab serão obrigatórios para todos os hóspedes antes do embarque.
O teste será realizado dentro dos procedimentos de pré-embarque que foram definidos de acordo com os protocolos das autoridades sanitárias e o Protocolo de Segurança da Costa.
O exame identificará os casos suspeitos, que poderão ser submetidos ao teste de PCR para verificação posterior, determinando a possibilidade de embarque. A empresa também oferece aos seus hóspedes a opção de um seguro dedicado, com serviços específicos em caso de necessidade.
A volta dos cruzeiros da Costa será progressiva e, de acordo com a companhia, ocorrerá em nome da máxima segurança para hóspedes, tripulações e comunidades que são visitadas.
Esse foi o motivo para a empresa optar por oferecer, a princípio, roteiros apenas na Itália, reservados para hóspedes italianos.
O primeiro navio a operar será o Costa Deliziosa, no dia 6 de setembro de 2020, partindo de Trieste para Bari, Brindisi, Corigliano-Rossano, Siracusa e Catânia. A partir do dia 19 de setembro de 2020, o Costa Diadema também retoma a operação com roteiros de sete dias com embarque em Gênova para visitar Civitavecchia/Roma, Nápoles, Palermo, Cagliari e La Spezia.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Costa e Daniel Capella