O Porto de Santos está pronto pare receber os passageiros dos cruzeiros na próxima temporada. Responsável pela operação dos turistas na cidade, o Concais afirmou nesta sexta-feira (11/9), que está preparado para para receber os turistas que optarem a viajar de navio com segurança e aguarda apenas a confirmação das autoridades.
“Nossa expectativa é de que esta temporada seja confirmada e que as pessoas possam curtir o seu verão em alto mar. A exemplo dos demais setores, como o aéreo, hotelaria e outros locais de lazer, acreditamos que o segmento de navios de cruzeiros também seja liberado a tempo da realização da temporada 2020/2021”, disse Sueli Martinez, diretora de operações do terminal de cruzeiros marítimos – Concais.
De acordo com Sueli, na Europa, os navios retornaram às atividades com protocolos rígidos e que não impedem a diversão e bem-estar à bordo. “A nossa vocação é cuidar de pessoas e sabemos como fazer”, completou.
Terminal já passou por adaptações
Considerando que cada setor deve seguir as suas próprias regras de biossegurança, o terminal afirma já ter iniciado as mudanças necessárias para garantir a segurança dos passageiros.
Ainda em fevereiro, já na reta final da temporada 2019/2020, o Concais deu início a novos protocolos sanitários. Para a próxima temporada estão previstas ainda mais medidas novas. Entre estas, maior distanciamento social e pias lavatórios nos salões, bem como desinfecção de malas no embarque e desembarque.
Além disso, os horários de chegada dos passageiros serão definidos pelo armador, garantindo espaçamento entre grupos. O uso obrigatório de máscara e disposição de álcool em gel, limpeza intensificada principalmente em superfícies altas, continuam à exemplo da temporada anterior.
Foram ainda feitas adequações no sistema de ar-condicionado, de forma a garantir a renovação do ar, como ocorre em aeroportos. Os filtros do sistema serão trocados a cada dois dias.
“Os passageiros receberão recomendações por áudio e em vídeo, nos painéis instalados no Concais. Haverá marcação no solo indicando o distanciamento, além de medição de temperatura antes do embarque”, explica Sueli Martinez.
Uma outra medida adotada para esta temporada será a redução no preço do estacionamento dentro do terminal – uma opção para os passageiros que quiserem vir de carro. “Estamos trabalhando para que as pessoas se sintam seguras”, acrescentou.
As alterações estão em linha com as já divulgadas pelas companhias. A MSC, por exemplo, criou um novo protocolo de saúde e segurança para seus cruzeiros. Entre outras coisas, a companhia está aumentando a quantidade de shows nos teatros. Assim, os hóspedes podem assistir os espetáculos como antes, mas com menos hóspedes presentes.
Impacto do setor para a economia local
Antes da pandemia, Santos tinha confirmada a operação regular de dois navios da Costa Crociere, o Costa Luminosa e Costa Fascinosa; um da Pullmantur/CVC, o Sovereign; e três da MSC, o MSC Grandiosa, o MSC Fantasia e o MSC Preziosa.
Agora, o terminal tem a expectativa de de operar com apenas três embarcações, todas da MSC. O MSC Preziosa, o MSC Seaview e o MSC Musica tem seus cruzeiros confirmados a partir de novembro, mas, ainda aguardam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para poder operar.
Com muitas empresas diretamente ligadas ao segmento, o impacto dos cancelamentos será grande, de acordo com a diretora do terminal.
“A temporada gera cerca de três mil postos de trabalho na região. Dos quase 400 trabalhadores que contratamos no Concais, vamos operar com cerca de 80. A temporada com os três navios da MSC, já contabiliza uma queda de 60% no número de passageiros em relação a 2019/2020″, disse Sueli.
Com menos navio, menos serviços devem ser contratados na cidade, o que prejudica a economia local. “Tanto as embarcações quanto os passageiros contam com diversos serviços agregados que acabarão sendo prejudicados, como transporte, guias de turismo e empresas de abastecimento de comida, água e itens de higiene. Para se ter uma ideia existem agências de viagens que o maior faturamento está em venda de pacotes de cruzeiros, com 60 a 70 % da venda anual”, completou Sueli.
Na última temporada o Concais contabilizou 257.520 embarques, 266.768 desembarques e 50.089 em trânsito, com um total de 574.377 passageiros. Participaram da temporada de cruzeiros 13 navios, com 105 escalas.
Correndo contra o tempo
Na última terça-feira (8/9), a CLIA Brasil também publicou comunicado com suas expectativas para a temporada. O órgão, que está diretamente ligado à CLIA Global, afirma estar trabalhando para a concretização da estação, enquanto também foca na temporada 2021/2022.
A CLIA ainda informou que os novos protocolos para o setor já estão sob avaliação da Anvisa, do Ministério da Saúde e do Grupo Executivo Interministerial – GEI, composto também por Antaq, Ministério da Justiça, Ministério da Infraestrutura, Desenvolvimento Regional, além do Ministério do Turismo, visto como “grande aliado”.
Para ler mais sobre o comunicado da CLIA Brasil, clique aqui.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Concais) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella
Parabéns ao Concais. Espero que o mesmo tipo de procedimento esteja sendo adotado também no porto do Rio de Janeiro e Salvador.