A Costa Crociere anunciou mais detalhes de sua nova programação para a temporada 2020/2021. Realizando seu primeiro cruzeiro desde a pausa operacional, a companhia italiana irá ampliar a oferta na Europa, enquanto cancela roteiros em todo o mundo.
Na semana passada, citando a pandemia de COVID-19, a Costa já havia cancelado toda sua temporada na América do Sul. Agora, também foram canceladas temporadas no Caribe, Oriente Médio e Sudeste Asiático.
Todos os roteiros nestes destinos foram cancelados até meados de Março de 2021, com duas exceções: o cruzeiro de volta ao mundo do Costa Deliziosa e os embarques do Costa Favolosa no Caribe. De acordo com a Costa, mais detalhes da operação dos dois navios serão anunciados em breve.
Retorno Gradual na Europa
A Costa voltou a navegar no último domingo (6/9), com o Costa Deliziosa. O navio partiu Trieste para um cruzeiro semanal visitando apenas portos italianos. Além de manter esta operação, a Costa pretende reativar o Costa Diadema no final do mês, também para roteiros pela Itália.
De acordo com a companhia, nessa nova fase de operações, a prioridade é garantir a máxima segurança de tripulação, passageiros e comunidades. Assim, além de utilizar novos procedimentos de saúde em toda a frota, a Costa pretende realizar retorno gradual, com número crescente de navios.
A princípio abertos apenas para passageiros italianos, os cruzeiros passarão a estar disponíveis para outros hóspedes europeus que morem no país após as saídas dos próximos dias 19 (com o Diadema) e 20 (com o Deliziosa).
Os detalhes e a abertura das vendas dos novos roteiros estarão disponíveis em breve no site da empresa e nas agências de viagens parceiras.
Costa Firenze fica na Europa
Após receber passageiros de mais nacionalidades, a Costa pretende colocar outros dois navios em operação no Mediterrâneo e Atlântico.
O destaque fica por conta do Costa Firenze, que está em construção na Itália. Projetado para o mercado asiático, o navio deveria partir para a China diretamente, logo após ser finalizado. Com o novo programa, no entanto, permanecerá na Europa até, pelo menos 2022.
Quando entrar em operação, em 27 de Dezembro, o Firenze passará a oferecer cruzeiros de 7 noites pelo Mediterrâneo, visitando Savona, La Spezia, Nápoles, Valência, Barcelona e Marselha. Gêmeo do Costa Venezia, o novo navio da companhia, foi inspirado na cidade de Florença, com ambientes inspirados no renascentismo e em séculos de cultura e história italianas.
Já o Costa Deliziosa segue realizando seu roteiro exclusivamente italiano com partida de Trieste, até 4 de Outubro. A partir de 10 de Outubro, o navio passa a fazer roteiros semanais para visitar as Ilhas Gregas, o porto de embarque segue sendo Trieste.
Também em 10 de Outubro, volta a navegar o flagship Costa Smeralda. Atual maior e mais novo da frota, o navio volta a embarcar passageiros em Savona semanalmente, para roteiros no Mediterrâneo Ocidental.
A partir de Novembro, o Costa Diadema passa a realizar roteiros mais longos, também partindo da Itália. Estarão disponíveis dois itinerários, um com 12 noites pelas Ilhas Canárias e outro com 14 noites pela Grécia e Egito.
Outros destinos e Volta ao Mundo
Enquanto isso, fora da Europa, apenas duas programações foram mantidas. O cruzeiro de “Volta ao Mundo”, no Costa Deliziosa, está mantido. A previsão é que a viagem parta da Itália no dia 3 de janeiro de 2021, em sua décima terceira edição.
A programação do Costa Favolosa no Caribe também está mantida. A companhia prometeu divulgar mais informações sobre itinerário e operação em breve.
Todos os outros cruzeiros programados para o período de outubro de 2020 a março de 2021 estão cancelados. A Costa disse estar já em contato com agências de viagens e hóspedes afetados pelas alterações. Para estes clientes serão oferecidas alternativas compatíveis com a legislação aplicável, de acordo com a companhia.
Aplicação do Protocolo de Segurança Costa
Com o objetivo de garantir a máxima segurança para os hóspedes, tripulantes e comunidades locais, o Protocolo de Segurança Costa será implementado em todos os cruzeiros da temporada 2020/2021.
Reunindo diversas medidas e procedimentos de saúde e higiene, o protocolo foi elaborado em resposta à pandemia de COVID-19. De acordo com a companhia, o novo regramento relacionada a todos os aspectos da experiência de cruzeiro, tanto a bordo como em terra.
As medidas do protocolo incluem, entre outras, testes de swab para todos os hóspedes antes do embarque.
Criado com o auxílio de um painel de especialistas científicos independentes, o Protocolo De Segurança Costa é consistente com os protocolos de saúde definidos pelo Governo italiano e autoridades europeias, disse a Costa. A companhia ainda prometeu atualizar constantemente os procedimentos, com base na evolução do cenário e dos conhecimentos médicos.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Costa e Daniel Capella
Sabem se o Firenze terá embarque para qualquer nacionalidade? Ou seja, brasileiro poderá comprar viagem dele antes dele ir pra Costa Asia?
As primeiras saídas devem ser exclusivas para os europeus, já que ainda devem estar em vigor medidas de restrição de viagem. Mas acreditamos que eventualmente seja liberado o embarque de brasileiros sim
Será que o Costa Favolosa vai ter saída de Lá Romana?
Eu já tava planejando do Mágica em La Romana.