Um dos cinco navios da falida CMV já tem um novo dono. Primeiro a ser leiloado, o Vasco da Gama foi arrematado pela portuguesa Mystic Investment. Controlada por Mário Ferreira, a empresa administra diversas companhias de cruzeiro, incluindo a Nicko Tours, a Douro Azul e a Atlas Ocean Cruises.
Construído em 1993, o Vasco da Gama é o primeiro navio oceânico de grande porte da empresa que, no momento, constrói navios de expedição em Portugal. Antes de operar pela CMV – que o comprou em 2009 – a embarcação havia também navegado pela Holland America Line e pela P&O Australia.
Na frota da Mystic, o antigo Statendam deve servir os mercados alemão e inglês. De acordo com Mário Ferreira, presidente da Mystic, a compra foi uma oportunidade de crescer e melhorar sua posição na retomada pós COVID-19.
O executivo também afirmou que o navio é uma grande adição à frota, que foca em navios de pequeno porte, com capacidade para menos de 1,000 passageiros.
Com cerca de 55 mil toneladas, o Vasco da Gama tem, atualmente, capacidade para pouco mais 1,200 hóspedes em ocupação dupla. O número, no entanto, deve ser diminuído em estaleiro nos próximos meses.
Quatro outros navios estão sendo leiloados
Outros quatro navios da frota da antiga CMV também estão sendo leiloados na Inglaterra, após a companhia encerrar operação. A expectativa dos administradores da massa falida é que, até o fim deste mês, todas as embarcações devem ter encontrado novos donos.
A CMV entrou em recuperação judicial em julho, após três meses de paralisação de sua operação. Baseada na Inglaterra, a empresa operava uma frota de seis navios e duas marcas regionais, atuando nos mercados britânico, australiano, alemão e francês.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright CMV e Daniel Capella
[…] Adquirido pela companhia durante a pandemia de COVID-19, o navio foi construído nos anos 1990 para a Holland America Line. Além de cerca de 55 mil toneladas, tem capacidade para 1,2 mil passageiros em ocupação dupla. […]