O antigo Ocean Diamond foi encalhado para desmanche no último final de semana. Após cerca de 50 anos em operação, o navio de cruzeiro será agora desmontado com seus materiais de construção, equipamentos e móveis reciclados ou reaproveitados.
A operação será realizada em um sucateiro na cidade de Aliaga, na Turquia, e marca a primeira vez que um navio de cruzeiro marítimo é vendido para desmanche em cerca de dois anos.
Construído na década de 1970, o antigo Ocean Diamond iniciou sua carreira como um navio de carga antes de ser convertido em navio de cruzeiro na metade dos anos 1980.
Após operar para diversos armadores, incluindo a Regent Seven Seas e a Ponant, vinha realizando contratos de fretamento para companhias de expedição como a Quark Expeditions.
Em 2024, foi vendido para a Bridgeman Services, que transformou o navio em uma espécie de hotel flutuante para trabalhadores.
Renomeada Diamond XI, a embarcação passou por uma reforma em Gibraltar que transformou parte de suas áreas públicas, passando a oferecer 45 escritórios, além de um auditório para 200 pessoas e uma ampliada academia.
O objetivo da empresa era disponibilizar o navio para empresas que realizam operações em alto mar, servindo de acomodação junto a plataformas de petróleo, por exemplo.
Período “abandonado” no Rio de Janeiro
Antes de ser vendido para a Bridgeman, o então Ocean Diamond chegou a ficar inutilizado no Rio de Janeiro por semanas em 2023.
Após encerrar uma última temporada na Antártica a serviço da Quark Expeditions, o navio contava com um contrato de fretamento para o verão europeu daquele ano.
O acordo, no entanto, foi cancelado abruptamente e a embarcação, que navegava para a Europa, foi desviada para o Rio de Janeiro.
Agora sem agenda a cumprir, o Ocean Diamond acabou ficando fundeado no litoral carioca enquanto aguardava por uma decisão de seus proprietários em relação a seu futuro.
O período “abandonado” ocorreu entre março e maio de 2023, quando o navio de cruzeiro partiu para as Ilhas Canárias.
Até ser vendido para seu último proprietário em fevereiro deste ano, o Ocean Diamond ainda permaneceu na região por cerca de sete meses.
Sem operador, navio de cruzeiro permanece fundeado no litoral do Rio de Janeiro
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Edson de Lima Lucas e Bridgeman Services