Após voltar a recrutar tripulantes para cargos de hotel e entretenimento, a Norwegian Cruise Line irá repatriar estes profissionais mais uma vez. De acordo com o Crew Center, os navios da companhia terão, novamente, apenas tripulação mínima a bordo, voltando ao status de descomissionados.
Nos últimos meses, a NCL vinha preparando parte de sua frota para a retomada de operações. O Norwegian Joy e o Norwegian Escape, por exemplo, estavam sendo utilizados para embarcar e transportar tripulantes de diversos países.
O Joy, inclusive, chegou a passar pelo Brasil na jornada. Viajando entre a África do Sul e o Caribe, o navio fez escala técnica no Porto de Salvador em dezembro, como noticiado por nós na época.
Agora, dois navios serão utilizados para levar os tripulantes de volta para seus países. O Norwegian Joy irá embarcar tripulantes não essenciais de todos os navios que estão no Caribe antes de seguir para as Filipinas. Já o Norwegian Encore será responsável por embarcar os tripulantes que se encontram na Europa, seguindo de Southampton para a Ásia.
Todos os funcionários envolvidos devem ter retornado a suas casas entre o final de março e o começo de abril.
Sem cruzeiros até maio
Ainda de acordo com o Crew Center, a medida está relacionada aos cancelamentos adicionais recentemente anunciados. Com a autorização condicional para embarques anunciada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA em outubro, a NCL esperava voltar a navegar no começo de 2021.
Três navios deveriam receber seus primeiros passageiros no pós-pandemia já em março, no Caribe. O plano, no entanto, falhou e os cruzeiros acabaram precisando ser cancelados até o começo de abril.
Posteriormente, a totalidade da operação também foi abortada até o começo de maio.
Quando anunciou a última rodada de cancelamentos, a Norwegian Cruise Line afirmou continuar trabalhando com o CDC para cumprir os parâmetros da autorização condicional. Com exigências rigorosas, a ordem condicional torna obrigatória, entre outras coisas, a realização de cruzeiros teste e a criação de laboratórios para testes de COVID-19 a bordo dos navios.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Crew Center) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella