Na última quarta-feira (23/6), o AIDAcara se tornou o 19º navio vendido pela Carnival Corporation nos últimos anos. Construída em 1996, a embarcação era operada pela alemã AIDA Cruises e deixa a frota imediatamente.
Com capacidade para quase 1.200 passageiros em ocupação dupla, o AIDAcara foi o primeiro navio operado pela companhia. Originalmente chamado apenas AIDA, lançou o conceito clubschiff – ou navio clube – que é utilizado pela companhia até os dias atuais.
Inovador, foi projetado para oferecer uma experiência mais casual, voltada a famílias, com mais opções de alimentação informal e foco no bem-estar. No AIDAcara, quase um deck inteiro é voltado a este último setor, com área interna de esportes, spa expandido, simulador de golfe e mais.
O navio ainda conta com três restaurantes – todos operados no sistema self-service e com diferentes temáticas e especialidades.
De acordo com a AIDA Cruises, a venda do navio foi parte de um plano de reestruturação da frota, visando a sustentabilidade de suas operações.
Comprador não foi revelado
Ainda que tenha comunicado a venda em um comunicado à imprensa, a AIDA não revelou quem é o comprador do navio.
Enquanto isso, veículos especializados alemãos enxergam a possibilidade de a embarcação ser desmontada. Durante a pandemia, navios de idade semelhante – como o Costa Victoria e o Carnival Imagination, ambos de 1996 e antes operados pela Carnival Corporation – foram encalhados para demolição.
A AIDA confirmou, no entanto, o cancelamento de todas as viagens que estavam agendadas para o navio até o final de 2022.
A companhia ainda comunicou que não receberá um novo navio em 2023 como anteriormente anunciado. Em construção na Alemanha, a nova embarcação será transferida para a Carnival Cruise Line, passando por adaptações para servir a marca norte-americana da Carnival Corporation.
Ligação com o Brasil
O AIDAcara foi também o primeiro navio da AIDA Cruises a visitar o Brasil. Até os dias atuais, a embarcação é também uma dos únicas da companhia – que é parte do Grupo Costa – a ter realizado temporadas completas no país.
O navio estrou no Brasil em 2010/2011, quando a região passava por amplo crescimento no setor. Na ocasião, a AIDA chegou, inclusive, a ensaiar uma entrada no mercado brasileiro. Leia mais:
AIDAcara: companhia alemã chegou a planejar temporada brasileira para o navio
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Daniel Capella e AIDA Cruises