De acordo com o Governo do Estado, a próxima temporada de cruzeiros marítimos e Santa Catarina será maior e mais extensa que a anterior.

Passando de 64 para 113, o número de escalas da estação 2023/2024 será 76,5% maior que o de 2022/2023, disse a administração estadual. O número de passageiros também deve crescer em 78%, enquanto o período da temporada será mais longo, com um total de 172 das. 

A chegada dos navios aos destinos catarinense acontece no dia 4 de  novembro.

“O Estado será um parceiro para estimular essa fase importante do turismo para Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello

“É fundamental que um estado tão bonito e acolhedor como o nosso seja uma rota consolidada com serviços de qualidade e muita coisa boa para mostrar. Turismo movimenta negócios, gera empregos e fortalece a economia de Santa Catarina”, acrescentou.

Mais escalas em Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo

As expectativas para a próxima temporada de cruzeiros em Santa Catarina foram divulgadas durante encontro entre o governo do estado, a CLIA Brasil e representantes das companhias de cruzeiro. 

Além do secretário de estado de Turismo, Evandro Neiva, estiveram presentes no encontro – que aconteceu no fim de maio – o presidente da CLIA Brasil Marco Ferraz, o presidente institucional da Costa Cruzeiros Renê Hermann, e Javier Carnevale, da MSC Cruzeiros. 

Representantes da Costa Cruzeiros, CLIA Brasil e MSC Cruzeiros durante reunião em SC

Segundo a CLIA Brasil, Balneário Camboriú receberá 54 escalas na nova temporada contra 22 na encerrada em abril deste ano.

Já Itajaí passará de 25 para 38 escalas, enquanto Porto Belo terá cinco paradas a mais, subindo de 17 a 21 escalas.

Assim como na temporada 2022/2023, um total de nove navios passará pelas três cidades. As embarcações, no entanto, são maiores e contam com capacidade para transportar mais passageiros. 

Escalas teste

Ainda de acordo com o governo catarinense, existe a possibilidade de estreia de novos destinos na temporada 2023/2024.

Cidades como Penha e São Francisco do Sul já estão preparadas para escalas teste, enquanto outras passam por trabalhos de longo prazo para viabilizar a chegada dos navios. 

Outro destino que poderia voltar a receber escalas é Florianópolis. Também presente no encontro, o secretário de Turismo, Cultura e Esportes da capital catarinense tratou sobre a possibilidade de receber uma escala teste ainda na temporada 2023/2024. 

Grupo de Trabalho

Além de ter criado um grupo de trabalho voltado ao turismo de cruzeiros em março, o Estado de Santa Catarina passou a contar com uma frente parlamentar em apoio aos navios no mês passado

“Nós temos muitos municípios prontos, com belezas naturais, e querendo trazer esses navios. O Estado vai criar essa relação e fará com que Santa Catarina tenha mais pontos de operação e possa cada ano ampliar a demanda existente”, disse o secretario estadual de turismo Evandro Neiva. 

Já o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz enfatizou o potencial do estado. “Em Santa Catarina a gente vai subir 71% para próxima temporada. Ultrapassamos 350 mil leitos no estado”, comentou. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo do Estado de Santa Catarina) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Balneário Camboriú e Governo do Estado de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *