No dia 1º de dezembro, o Porto de Paranaguá receberá o primeiro dos 16 embarques da MSC Cruzeiros já confirmados para a temporada 2023/2024

Para discutir os preparativos para a operação, a Portos do Paraná realizou, no último dia 20, um fórum dedicado aos navios de cruzeiro. 

O evento reuniu, no auditório da sede administrativa da empresa, autoridades locais, além de empresários do setor de comércio e serviços.

A previsão é que cerca de 2 mil pessoas passem por Paranaguá durante cada uma das escalas, injetando mais de R$ 1,5 milhão, por semana, na economia local.

No total, o porto paranaense deve movimentar 41 mil turistas com a operação da MSC Cruzeiros. Em temporada na América do Sul, o MSC Lirica será responsável pelas escalas no porto paranaense. 

Preparação

cruzeiros em Paranaguá
1º Fórum de Navios de Cruzeiro da Portos do Paraná conteceu em Paranaguá no último dia 20

“Os cruzeiros são importantes para toda a economia e exigem um trabalho sincronizado e bem articulado da inciativa pública e privada. O porto vai oferecer as melhores condições de atracação e desatracação dos navios, segurança e recepção no cais”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

“Estas pessoas vão precisar encontrar bons hotéis, restaurantes e opções de lazer. Temos uma natureza rica e um povo que gosta e sabe receber bem”, acrescentou.

O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, lembrou que não apenas paranaenses, mas também turistas de outros estados e até de países vizinhos, como Paraguai e Argentina, passarão a embarcar ou desembarcar por Paranaguá.

“Antes, muitos tinham que se deslocar para Santos ou Rio de Janeiro. Com a escala fixa da MSC no Paraná, vamos desenvolver o turismo responsável e integrado, gerar emprego e renda, melhorar a vida das pessoas e cuidar do meio ambiente”, disse.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, tambem destacou a preparação da cidade para as novas escalas.

“Essa página que a gente vai viver com a chegada dos navios da MSC exige uma preparação específica. Estamos trabalhando na qualificação de mão de obra, da infraestrutura de recepção, e nas articulações com o comércio local”, detalhou.

Segundo a Portos do Paraná, além da MSC, a Costa Cruzeiros também já sinalizou interesse em operar em Paranaguá.

Costa Cruzeiros estuda incluir Paraná em seus itinerários

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Agência de Notícias do Paraná) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Agência de Notícias do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *