Belém do Pará pode ganhar um terminal de cruzeiros nos próximos anos, disse o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) Fabrizio Pierdomenico.
Participando de painel do 5º Fórum CLIA Brasil, disse que a COP-30 é uma oportunidade para o desenvolvimento de infraestrutura portuária e turística na capital paraense.
A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) será realizada na cidade em novembro de 2025.
“Belém pode se tornar mais um aparelho para o turismo, recebendo um terminal de passageiros e melhor capacidade de recepção”, disse Pierdomenico. “Isso vai ser muito importante durante o evento, mas fica também como um legado para o setor de turismo”, disse.
“Aos poucos, a gente vai construindo uma malha de terminais espalhados pela costa brasileira que esperamos ser um chamariz para que os armadores olhem para o Brasil”, concluiu após citar também outras instalações portuárias para cruzeiros.
Navios como acomodação
Em agosto, o então Ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França já tinha incluído Belém no rol de cidades brasileiras que devem receber investimento para o setor de cruzeiro.
Participando da segunda edição do Deck4 Day, França disse que o Governo Federal planeja utilizar navios de cruzeiro como hotéis flutuantes durante a COP-30.
“Belém do Pará não tem hotelaria para todo mundo, não cabem 20 mil pessoas lá. A alternativa vão ser os navios de passageiro. Nós estamos contratando vários para aportar e receber as pessoas do mundo todo”, disse antes de deixar o cargo recentemente.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagem (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal