Operado pela Hurtigruten Expeditions, o Maud enfrentou situação de emergência nesta quinta-feira (21/12).
De acordo com a companhia, o navio de expedição foi atingido por uma onda anômala enquanto enfrentava uma tempestade no Mar do Norte. Como resultado, sua ponte de comando sofreu danos significativos e a embarcação chegou a perder força, permanecendo à deriva.
Ainda segundo a Hurtigruten, nenhum hóspede ou tripulante se feriu e a situação do navio segue estável.
O Seatrade Cruise News, porém, afirma que o navio precisou de auxílio de rebocadores e está sendo rebocado para um estaleiro em Bremerhaven, na Alemanha.
Cerca de 265 passageiros e mais de 130 tripulantes estão a bordo da embarcação, que tem capacidade para 500 hóspedes, acrescentou o site. Os passageiros devem desembarcar no porto alemão.
Vídeos e imagens da tempestade foram publicados em redes sociais, e acabaram viralizando em diversas plataformas. Em vídeo compartilhado pelo DailyMail e reproduzido a seguir, é possível ver o momento em que a onda estoura na proa do navio, desativando a energia a bordo.
O Maud realizava um cruzeiro de 14 noites a partir do Reino Unido. Com partida de Tilbury, porto próximo à capital inglesa Londres, a viagem realizou escalas em diversos portos da Noruega, incluindo Narvik, Tromso e as Ilhas Lofoten.
O incidente ocorreu enquanto o navio retornava à Tilbury para encerrar a viagem após parada em Florø.
Com a situação, o cruzeiro de Natal do Maud, que partiria do porto inglês no dia 23, acabou tendo de ser cancelado.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Hx e Seatrade Cruise News) / Imagens (©) Copyright DailyMail