A temporada de cruzeiros 2023/2024 no Rio de Janeiro chegou ao fim no último dia 4, com escala do Costa Favolosa. A estação, que começou no final de outubro do último ano, contou com um total de 37 navios escalando o Pier Mauá.
De acordo com o terminal de cruzeiros carioca, cerca de 400 mil turistas passaram por suas instalações no período, em um total de 119 escalas.
Do total de navios, 28 são considerados de longo-curso, aqueles que realizam cruzeiros internacionais com hóspedes estrangeiros. Já outros nove realizavam itinerários de cabotagem.
Encerrando a temporada, o Costa Favolosa realizou escala no Pier Mauá durante sua travessia entre o Brasil e a Europa. A parada aconteceu no dia 4 de maio.
Navios da temporada 2023/2024
O Píer Mauá destacou ainda o número de navios de longo-curso que passaram pelo seu terminal.
Entre as embarcações deste tipo que visitarão o Rio de Janeiro na temporada 2023/2024 estão navios de luxo, como o Europa 2, da Hapag-Lloyd, o Seabourn Quest, da Seabourn, e o Silver Nova, da Silversea.
Diversos navios passaram pelo terminal em cruzeiros de volta ao mundo, como o AIDAsol, da AIDA Cruises, o MSC Poesia, da MSC Cruzeiros, o Pacific World, da Peace Boat, e o Serenade of the Seas. Este último marcou também o retorno da Royal Caribbean ao Rio de Janeiro após uma ausência de cerca de sete anos.
O Pier Mauá também recebeu o Amadea e o Amera, da alemã Phoenix Reisen, além do Ambition e do Ambience, da inglesa Ambassador Cruise Line.
Uma grande quantidade de navios de expedição passou pelo Rio, incluindo o Hanseatic Inspiration (Hapag-Lloyd), o Silver Wind (Silversea Expeditions), o Le Lyrial (Ponant), o Seabourn Pursuit (Seabourn), o Scenic Eclipse (Scenic Cruises) e os gêmeos World Navigator, World Traveller e World Voyager (Mystic Cruises/Atlas Ocean Voyages).
Outros navios que passaram pelo Rio de Janeiro em cruzeiros internacionais incluem o Azamara Quest, da Azamara Cruises; o Celebrity Eclipse, da Celebrity Cruises; o Marina, da Oceania Cruises; o Norwegian Star, da Norwegian Cruise Line; o Seven Seas Voyager e o Seven Seas Splendor, da Regent Seven Seas Cruises; o Viking Jupiter, da Viking Cruises, e o Zaandam, da Holland America Line.
Outro destaque da temporada internacional foi o The World, considerado o único navio de cruzeiro residencial do mundo.
A temporada no Rio de Janeiro ainda inclui escalas dos nove navios que realizaram cruzeiros de cabotagem no Brasil.
O terminal destacou a estreia do MSC Grandiosa, que fez duas paradas no Pier Mauá, e assumiu o título de maior navio de cruzeiros a navegar no Brasil em toda história.
O Rio ainda serviu como base para o MSC Seaview, que realizou 21 escalas no Pier Mauá entre novembro e março.
Ainda fizeram escala no Pier Mauá o Costa Diadema (17 vezes), o Costa Fascinosa (15 vezes), o Costa Favolosa (2 vezes), o MSC Armonia (5 vezes), o MSC Lirica (2 vezes), o MSC Musica (16 vezes) e o MSC Preziosa (3 vezes).
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Pier Mauá) / Imagens (©) Copyright Pier Mauá