Vitória, no Espírito Santo, está se preparando para voltar a receber navios de cruzeiro. De acordo com a prefeitura municipal da cidade, mais um passo para nesse sentido foi dado, no último dia 4, com a realização de uma reunião.
O encontro contou com a presença de gestores e representantes do setor turístico capixaba, que discutiram os resultados de um estudo feito para avaliar a viabilidade da operação em Vitória.
Entre os presentes estiveram o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o secretário de Turismo do Estado, Philipe Lemos, além de representantes de secretarias do governo municipal e diretores do Senac e Fecomércio.
A reunião também contou com representantes da CLIA Brasil. Segundo a Prefeitura de Vitória, a associação – que representa companhias de cruzeiro e outros players do setor – reforçou o potencial da capital capixaba como destino para os navios.
A expectativa é que uma escala teste em Vitória possa ser realizada até março de 2025.
Resultados do Estudo
Segundo a Prefeitura de Vitória, o estudo para a operação de cruzeiros incluiu avaliação náutica detalhada, com análises do canal de acesso ao porto, pontos de desembarque de hóspedes e viabilidade da época ideal para as operações.
Os resultados foram positivos, acrescentou o executivo municipal, sinalizando o potencial para a retomada dos cruzeiros em Vitória.
“Estamos à disposição, queremos muito avançar nessa pauta, concluir os estudos e tomar uma decisão de maneira coletiva e democrática, ouvindo todos os atores. Precisamos avançar rapidamente, pois a cada nova temporada deixamos de receber turistas”, disse o prefeito da cidade.
“Tivemos grandes avanços desde 2021, com um crescimento de 50% na arrecadação de ISS Turismo, mas queremos atrair mais pessoas, gerar emprego, renda e oportunidades para a vida dos cidadãos”, acrescentou Pazolini.
O prefeito também disse que o projeto está alinhado com outras iniciativas em desenvolvimento na cidade, como a reforma da orla de São Pedro.
Com os resultados do estudo, as autoridades presentes na reunião se comprometeram a trabalhar em conjunto para definir as medidas necessárias para a retomada dos cruzeiros em Vitória.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Vitória) / Imagens (©) Copyright Erik Azevedo e Prefeitura de Vitória