No mercado de cruzeiros, o destaque costuma ficar com os mais novos e modernos navios. Um grupo de embarcações, no entanto, chama atenção por outro motivo: a longevidade.

De acordo com dados da Cruise Industry News, mais de 80 navios seguem navegando ao redor do mundo mesmo após completar 30 anos em serviço.

Neste especial, a coluna traz cinco os mais antigos navios de cruzeiro ainda na ativa. A lista considerou apenas embarcações com capacidade para mais de 500 passageiros e inclui até mesmo um velhos conhecidos do público brasileiro.

Confira:

Blue Sapphire

Blue Sapphire chegou a operar no Brasil como Bleu de France

Operador: Selectum Blu Cruises (Turquia)
Ano de construção: 1981
Capacidade: 750 passageiros
Tonelagem: 37.000
Destino de atuação: Mediterrâneo Ocidental

O Blue Sapphire é atualmente o mais antigo navio de cruzeiros ainda navegando. Inaugurado em 1981, o navio é operado pela Selectum Blu Cruises da Turquia e realiza temporadas de verão no Mediterrâneo Ocidental, partindo de portos turcos para as Ilhas Gregas.

Originalmente construído para a Hapag-Lloyd Cruises, o navio tem capacidade para cerca de 750 passageiros e operou para diversas companhias ao longo de quatro décadas e meia de serviço, incluindo Star Cruises, Pullmantur Cruceros e Saga Holidays.

Sua trajetória inclui, até mesmo, uma temporada local no Brasil. Então chamado Bleu de France, o navio veio ao país em 2010/2011, para roteiros pelo Nordeste e Sudeste sob a bandeira da CVC. Partindo de Recife e Santos, visitou destinos como Salvador, Fernando de Noronha, Búzios e Maceió.

Artania

Artania entrou em operação em 1984 e é o segundo entre os navios de cruzeiro mais antigos do mundo

Operador: Phoenix Reisen (Alemanha)
Ano de construção: 1984
Capacidade: 1,2 mil passageiros
Tonelagem: 45.000
Destino de atuação: Norte da Europa, além de cruzeiros de volta ao mundo

Atualmente passando pelo litoral brasileiro durante um cruzeiro de volta ao mundo, o Artania é segundo no ranking de navios de cruzeiro mais antigos ainda na ativa.

Operado pela alemã Phoenix Reisen, a embarcação entrou em operação em 1984, inicialmente como parte da frota da norte-americana Princess Cruises. Após navegar também para a britânica P&O Cruises, foi adquirido por sua operado atual em 2012.

Com capacidade para cerca de 1,2 mil passageiros, tem cerca de 45 mil toneladas e costuma passar os verões locais realizando cruzeiros partindo da Alemanha para o Norte Europeu. No restante do ano ainda oferece cruzeiros de volta ao mundo para destinos como América do Sul, Ásia, Caribe e Oriente Médio.

O Portal World Cruises conta com uma página especial dedicada ao navio, clique aqui ou no link a seguir para conferir.

Artania

Balmoral

navios de cruzeiro mais antigos do mundo
Balmoral é parte da frota da Fred. Olsen Cruise Lines

Operador: Fred. Olsen Cruise Lines (Inglaterra)
Ano de construção: 1988
Capacidade: 1,3 mil passageiros
Tonelagem: 43.000
Destino de atuação: Norte da Europa e Mediterrâneo, além cruzeiros pontuais para outros destinos ao redor do mundo como América do Sul, Canadá e Caribe

Prestes a completar quatro décadas em serviço, o Balmoral é operado pela britânica Fred. Olsen Cruise Lines. Hoje o terceiro navio de cruzeiro mais antigo na ativa, a embarcação oferece cruzeiros partindo de portos ingleses para destinos como o Norte da Europa e o Mediterrâneo.

Originalmente construído para a Royal Cruise Line, foi ampliado em 2008, e atualmente tem capacidade para pouco mais de 1,3 mil passageiros, além de cerca de 45 mil toneladas.

Antes de ser adquirido pela Fred. Olsen em 2008, passou também pela frota de outras companhias, como a Norwegian Cruise Line, para qual operou como Norwegian Crown.

Amera

Amera
O Amera é o segundo navio da Phoenix Reisen no ranking de mais antigos navios de cruzeiro do mundo

Operador: Phoenix Reisen (Alemanha)
Ano de construção: 1988
Capacidade: 830 passageiros
Tonelagem: 38.000
Destino de atuação: Norte da Europa, além de cruzeiros de volta ao mundo

Outro navio da Phoenix Reisen no ranking de navios de cruzeiro mais antigos do mundo, o Amera entrou em operação em 1988 para a Royal Viking Line.

Inicialmente projetado para cruzeiros de luxo, o navio operou também para a Cunard e para a Seabourn antes de ser adquirido pela Holland America Line – companhia pela qual operou por mais tempo, com o nome Prinsendam.

Vendido para a Phoenix Reisen em 2018, tem realizado itinerários pelo Norte da Europa partindo da Alemanha, além de viagens de volta ao mundo durante o inverno europeu.

O Portal World Cruises conta com uma página especial dedicada ao navio, clique aqui ou no link a seguir para conferir.

Amera

Empress

navios de cruzeiro mais antigos do mundo
Antigo Empress segue navegando na Índia

Operador: Cordelia Cruises (Índia)
Ano de construção: 1990
Capacidade: 1,6 mil passageiros
Tonelagem: 48.000
Destino de atuação: Litoral da Índia e Oriente Médio

Agora operado pela Cordelia Cruises, o antigo Empress of the Seas completa o ranking dos cinco navios de cruzeiro mais antigos do mundo ainda na ativa.

Velho conhecido do público brasileiro, o navio foi comprado pela companhia indiana no final de 2020. Desde então, vem realizando cruzeiros voltados ao mercado local com partida de portos como Mumbai, Kochi e Chennai.

Antes, operou para a Royal Caribbean e para a Pullmantur Cruceros. Sob a bandeira desta última, realizou diversas temporadas no Brasil, realizando embarques em portos como Santos, Itajaí, Rio de Janeiro e Maceió.

Para conferir a história completa do navio, que entrou em operação em 1990, clique aqui ou no link a seguir.

Com futuro ameaçado, Empress of the Seas completa 30 anos em operação