MSC reafirma interesse em encomendar navios

0
MSC Opera e MSC Lirica lado a lado no Norte da Europa

Durante um evento da indústria dos cruzeiros no final de setembro em Hamburgo, na Alemanha, o presidente da MSC, Pierfrancesco Vago, mais uma vez afirmou que sua companhia pretende em breve encomendar novos navios, maiores que os da classe Fantasia, a maior e mais recente de sua frota

Há dois anos, desde setembro de 2011, noticiamos que a MSC pretende encomendar novos navios. Neste período, quase suficiente para se construir um novo navio do zero, foram vários os rumores de que a empresa poderia firmar contratos para construir dois navios de uma nova classe, maiores que os do mais recente projeto da companhia italiana, do MSC Fantasia. Seguidos depois por declarações de que os planos seriam engavetados por hora devido ao cenário internacional de crise.

Nesta semana, porém, a possibilidade voltou a existir, quando, assim como em outubro de 2011 (clique aqui para ver matéria da época), o CEO da companhia, Pierfrancesco Vago afirmou durante o Seatrade Europe, que a MSC está prestes a encomendar novos navios: “Em breve anunciaremos uma nova ordem para uma unidade de 4,000 passageiros e 700 milhões de euros por navio. Para a encomenda estamos considerando todos os três estaleiros europeus disponíveis: STX, Meyer Werft e Fincantieri”, disse o executivo durante um anúncio no evento no qual foi premiado como personalidade do ano.

MSC Divina em construção

A MSC não encomenda novos navios desde julho de 2010, quando chegou a um acordo com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique para a construção do MSC Divina, inicialmente batizado MSC Fantastica, e que foi um ajuste de contrato de uma encomenda anterior, para dois navios da classe Musica. Em 2012, a companhia adquiriu um navio parcialmente construído, que havia sido encomendado por uma empresa líbia, e concluiu sua construção, batizando-o MSC Preziosa. O Preziosa foi o último navio a entrar em operação pela companhia, e manterá esse título ainda por mais alguns anos, já que um navio costuma levar pelo menos dois anos para ser construído, e atualmente a MSC não possui nenhum em encomenda.

Na mais recente declaração da companhia sobre o projeto, antes da deste mês, ocorreu em junho de 2012. Na época, os dois a serem encomendados, seriam 25% maiores que os da classe Fantasia, que possuem cerca de 140,000 toneladas, apesar de possuírem menor comprimento. A idéia era aumentar a altura e largura dos navios, e ainda ampliar o conceito de Yatch Club, disponibilizando mais espaço para a área exclusiva implantada com a classe Fantasia em 2008. Caso a construção comece até o início de 2014, o primeiro dos novos navios poderá ficar pronto em meados de 2016.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright MSC Crociere.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui