Conforme adiantado por nós na madrugada de hoje, a MSC encomendou dois navios no estaleiro italiano Fincantieri. Inovadores, as novas embarcações terão um design diferenciado, e farão parte de uma nova classe, chamada Seaside. Com capacidade para 5,3 mil passageiros, ficarão prontos em 2017 e 2018, e navegarão na América do Sul, Caribe e Mediterrâneo. 

A MSC Cruzeiros anuncia nesta quinta-feira (22/05), a assinatura do contrato com o Fincantieri para a construção de dois novos navios e a opção de mais um. As embarcações se integrarão à frota, que atualmente conta com 12 embarcações. O acordo foi firmado em Roma, no Palazzo Chigi, entre a MSC Crociere e o Fincantieri na presença do Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago; do CEO da MSC Cruzeiros, Gianni Onorato; e do CEO da Fincantieri, Giuseppe Bono.

O novo protótipo chamado de “Seaside” será a maior navio já construído pela Fincantieri. Suas características inovadoras se tornarão únicas na indústria de construção naval. Os dois navios abrirão caminho para uma nova geração de navios de cruzeiros, que serão completamente diferentes no que diz respeito ao conceito arquitetônico.

“Desde o momento em que começamos a conversar com a Fincantieri, tínhamos em mente projetar e construir dois navios completamente novos, revolucionários em sua estrutura, diferentes de tudo que existe no mercado atualmente”, afirma o Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago. “O Seaside é um protótipo futurista devido à sua estrutura, formato e versatilidade. Trabalhando junto com o Fincantieri, estamos nos preparando para um novo e atrativo desafio que a construção destes dois novos navios representará. Será uma verdadeira revolução no mercado mundial de cruzeiros, um excelente produto por suas exclusivas características arquitetônicas e inovadora tecnologia de ponta”.

As duas novas embarcações custarão € 700 milhões cada e serão financiados com o suporte da companhia financeira e seguradora SACE. Serão entregues em diferentes momentos para a empresa de Gianluigi Aponte: o primeiro, em novembro de 2017 e o segundo, em maio de 2018. Com 323 metros de comprimento, 41 metros de largura e 70 metros de altura, os novos navios terão peso bruto de 154 mil toneladas e acomodarão 5,3 mil passageiros, além de 1.413 membros da tripulação. O navio contará com 2.070 cabines para hóspedes e 759 destinadas à tripulação, bem como 43.500m² disponíveis em áreas públicas.

Giuseppe Bono, CEO do Fincantieri declarou que “este é um dia especial para nós. Hoje é o início de uma nova e ambiciosa aventura com nossos parceiros da MSC, um grupo que se orgulha de sua qualidade e seu estilo mediterrâneo. Esses navios, que representam um genuíno desafio em relação ao projeto, serão totalmente desenvolvidos pelo Fincantieri, confirmando nossa supremacia tecnológica global sobre as outras construtoras navais. Nosso compromisso com a inovação abrange todos os setores de alto valor agregado, graças ao envolvimento de mais de 2 mil técnicos e 160 empregados dedicados à pesquisa, bem como uma rede de parceiros nos centros de excelência na Itália e na Europa. Este ativo núcleo faz com que nosso grupo seja o único deste tipo no mundo, e nos permite não só reafirmar nossa liderança em um setor tão complexo como o de cruzeiros, como também contar com uma substancial carteira de pedidos que representam um bom presságio para a completa recuperação do nosso negócio”.

“Hoje, a MSC Cruzeiros acrescenta a última peça para seu novo plano industrial. Essa novidade nos permitirá dobrar a capacidade de nossa frota até 2022. Com a chegada dos novos navios, alcançaremos a capacidade de atender aproximadamente 80 mil hóspedes por dia”, afirma Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros. “Hoje lançamos um plano de investimento de mais de € 5 bilhões de euros, que incluem novas construções, realizadas na Itália e na França, e a conversão de quatro navios já pertencentes à frota”.

O protótipo do Seaside apresentará características únicas, como uma área de passeio no nível do mar ao redor de todo o navio, com áreas ao ar livre, lojas e restaurantes. Além disso, a embarcação também contará com um esplêndido e espaçoso teatro, uma varanda com terraço e elevadores panorâmicos com vista para o mar. O navio também terá inúmeras inovações tecnológicas, que, entre outras vantagens, reduzirão o consumo de combustível em 25%, além de apresentar um avançado sistema de segurança que vai além das exigências das regulamentações internacionais.

Em releases internacionais a MSC afirmou que os navios poderão atracar em praticamente todos os portos do mundo, e que navegarão em regiões mais quentes, como o Caribe, o Mediterrâneo (no verão) e a América do Sul.

 Texto (©) Copyright Adaptado de MSC.
Imagens (©) Copyright MSC/Fincantieri.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *