
Partiu em viagem inaugural ontem o novo Regal Princess (foto), da Princess Cruises. Enquanto isso, na Grécia, partiu em viagem final, o Princess Daphne, operado pela última vez pela Classic International Cruises. Já na Itália, são fortes os rumores de que a MSC deve encomendar ao Fincantieri mais dois navios de 165 mil toneladas, assim como a Oceania Cruises, que também deve aumentar sua frota. Também da Itália chegam os novos navios da Viking Ocean Cruises, que agora tem nome. Confira tudo isso e mais nesta edição do boletim “Desde os Estaleiros…”
Princess Cruises inaugura seu novo navio, o Regal Princess
![]() |
Em Trieste, durante um roteiro pré-inaugural |
Foi entregue pelo estaleiro Fincantieri de Marghera, Itália, o Regal Princess, mais novo navio da Princess Cruises. Inaugurado, o navio partiu em seu primeiro cruzeiro de Veneza, para um roteiro de 7 noites com destino a Istanbul, e escalas na Grécia. Apesar das festividades inaugurais, o navio só será batizado no final do ano, quando chegar aos EUA. Com o objetivo de envolver a população norte-americana no evento, a Princess decidiu realizar a cerimônia de batismo apenas após a temporada européia do navio que vai até meados de outubro.
O novo Regal Princess é o segundo navio com este nome na frota da Princess, e é gêmeo do atual Royal Princess, entregue no ano passado. Possui capacidade para cerca de 3,600 passageiros em ocupação dupla, e é o segundo navio de uma nova classe, iniciada com o Royal Princess, e que ganhará pelo menos mais um representante, quando o Britannia, da P&O Cruises, entrar em operação em 2015. Cada navio possui 142 mil toneladas, 330 metros de comprimento e 38 metros de boca.
Novata Viking Cruises anuncia mais nomes para seus navios
![]() |
Viking Star |
A Viking Ocean Cruises sequer começou a operar, e já possui quatro navios em encomenda com opção contratual para mais duas embarcações, totalizando seis. O primeiro navio entrará em operação em 2015, e se chamará Viking Star, oferecendo roteiros por todo ano no Mediterrâneo e Norte da Europa, conforme anteriormente anunciado (link com mais detalhes). Os próximos a serem inaugurados ainda não possuíam nome, até a companhia anuncia-los recentemente.
Ambos entrarão em operação em 2016, e estão sendo construídos pelo estaleiro italiano Fincantieri. Se chamaram Viking Sea e Viking Sky, numa aparente referência ao trio de navios originais da Royal Viking Line, que chamavam-se Royal Viking Star, Royal Viking Sea e Royal Viking Sky. O fundador e CEO da Viking Cruises foi durante muitos anos o líder da Royal Viking Line, companhia que encerrou operações há cerca de 20 anos. Os navios inaugurados em 2016 também operarão no Mediterrâneo e Norte da Europa.
Companhias devem encomendar novos navios no Fincantieri
![]() |
Encomenda mais recente da MSC |
Fontes italianas tem dado como certo a encomenda de novos navios aos estaleiros italianos Fincantieri. Segundo diversos sites deste país, a MSC está prestes a assinar um contrato com o estaleiro para a construção de dois navios de grande porte, com entrega para 2017 e 2019. Ainda segundo estas fontes, as embarcações teriam proporções semelhantes as dos navios encomendados pela companhia italiana no STX France há alguns meses, e o contrato incluiria opção para duas embarcações adicionais, totalizando quatro novos navios. Para ler mais sobre a expansão da frota da MSC, clique aqui.
![]() |
Marina da Oceania Cruises |
Também espera-se que o grupo Prestige Cruise Holding (que detém a Regent Seven Seas, a Oceania Cruises, e 50% da Norwegian Cruise Line) encomende navios para suas marcas de luxo. Especula-se que a Oceania Cruises ganhará duas novas embarcações, semelhantes às duas mais novas em sua frota, Marina e Riviera, e que a Regent Seven Seas (RSS) possa ganhar um gêmeo para o Seven Seas Explorer, que ainda está em fase preliminar de construção, e foi encomendado em julho do ano passado. Clique aqui para ver mais sobre o novo membro da frota da RSS.
Princess Daphne segue outros navios clássicos e é vendido como sucata
![]() |
Renomeado Daphne, deixando um porto pela última vez na história |
O único navio que fazia parte da frota da Classic International Cruises (CIC), e não foi comprado pela nova Portuscale Cruises, o Princess Daphne, foi vendido para a sucata recentemente. Ainda de propriedade dos irmãos Potamianos, filhos de George Potamianos, fundados da CIC, o Daphne ficou imobilizado na Ilha de Creta, na Grécia, desde que seu operador faliu em setembro de 2012, até esta semana. Vendido para a sucata, quase um ano depois, deixou o porto e seguiu rumo a Port Said, no Egito, para depois atravessar o Canal de Suez e seguir para Alang, na Índia, onde será desmontado. Os irmãos Potamianos esperavam poder voltar a operá-lo, em sistema de frete, mas não conseguiram colocar o plano em prática.
![]() |
Song of Norway |
Apesar de adquirido pela Portuscale Cruises, seu gêmeo Princess Danae também é candidato à sucata, e encontra-se atualmente imobilizado em Lisboa após o cancelamento do projeto de reforma que a companhia idealizava. O investimento na embarcação não continuou devido ao encontro de danos mais graves no casco e outras áreas, que demandavam mais dinheiro e tempo do que inicialmente previsto. Recentemente, outros navios clássicos também seguiram para a sucata na Índia ou na Turquia. Após se incendiar em dezembro do ano passado, o Ocean Countess foi declarado perda total e vendido à sucata. Também está sendo desmontado o Louis Rhea, ex-Coral, que estava fora dos planos da Louis Cruises e havia sido construído para a Cunard em 1971. Além destes, o primeiro navio a operar pela Royal Caribbean, Song of Norway, também da década de 70, foi encalhado para desmanche na China.
Norwegian Cruise Line investirá 250 milhões de dólares para atualizar frota
![]() |
Norwegian Breakaway em seu porto-base vitalício, Nova Iorque. |
A Norwegian Cruise Line (NCL) anunciou esta semana um grande programa de reformas para a sua frota, intitulado Norwegian NEXT. Com um investimento de 250 milhões de dólares, a companhia pretende atualizar e acrescentar elementos de seus mais novos navios, Norwegian Getaway e Norwegian Breakaway, em toda a sua frota. A NCL atualmente opera uma frota de 13 navios, e ainda possui outros dois em encomenda no estaleiro alemão Meyer Werft.
![]() |
Norwegian Pearl |
As primeiras reformas acontecerão já em 2015 para o Norwegian Jewel, o Norwegian Spirit, o Norwegian Sky e o Norwegian Pearl. Entre as várias novidades que cada um dos navios receberá, estão novos bares, menus atualizados nos restaurantes especializados, e o aperfeiçoamento do pacote de bebidas já oferecido em toda a frota. Seis dos navios reformados também serão alterados tecnicamente, com o acréscimo de filtros nas chaminés para diminuir ainda mais o impacto causado pelos gases eliminados pelos motores.