Quando operou pela CVC, o Sovereign ainda ostentava as antigas cores da Pullmantur, que foram modificadas no fim de 2012. |
Mesmo com o fechamento do escritório nacional da Pullmantur, o Sovereign pode continuar navegando no Brasil na próxima temporada brasileira. Assim como ocorria antes da estréia da Pullmantur no Brasil, o navio poderia ser fretado pela CVC para a temporada nacional.
Sovereign com as cores mais recentes da Pullmantur. |
Segundo apuramos, a operadora brasileira estaria negociando o fretamento da embarcação, que atualmente não tem programa previsto para a época da temporada local. Em águas nacionais, o Sovereign realizaria principalmente mini-cruzeiros a partir dos portos do Sudeste, entre meados de novembro e março. A operação poderia ser semelhante à da temporada passada, quando, ainda a serviço da Pullmantur, fez mini-cruzeiros de 3 e 4 noites a partir dos portos de Rio de Janeiro e Santos.
No caso de Pullmantur e CVC entrarem em acordo e fecharem o negócio, os roteiros seriam divulgados até – no máximo – o mês de agosto.
Procurada por nós, a assessoria de comunicação da CVC informou que “no momento, não há nada de concreto a respeito”. Ainda que o gerente sênior de Cruzeiros Marítimos da empresa, Orlando Palhares, tenha falado publicamente sobre o possível negócio, a assessoria afirmou que não confirma que negociações estejam em curso .
A Pullmantur, por outro lado, confirma negociações. Contatada por nós, a assessoria de imprensa da companhia afirmou que as negociações não foram encerradas ainda e não há nada definido, mas que a possibilidade existe.
Inaugurado em 1988, o Sovereign tem capacidade para cerca de2,800 passageiros, além de um grande átrio com elevadores panorâmicos. Para ver mais fotos de seus interiores, clique aqui. |
A CVC já operou o Sovereign anteriormente, por um breve período, entre 2008 e 2011. Nessa época, o navio foi fretado ou representado pela rede de agências nacional. Após 2011, no entanto, a Pullmantur decidiu assumir totalmente sua operação nacional em todos os aspectos, passando também a vender seus roteiros diretamente para os agentes de viagem e passageiros.
Entretanto, após apresentar prejuízo significativo para sua matriz (muito em função dos problemas enfrentados pela operação nacional), a Royal Caribbean Cruises, a companhia, que tem origens na Espanha, decidiu encerrar suas operações nacionais em março deste ano. Voltando seu foco para o mercado espanhol, a Pullmantur operará, a partir de agora, exclusivamente na Europa e Caribe.
Para que esses roteiros continuem sendo comercializados no Brasil e a companhia mantenha presença indireta no país, o escritório nacional da Royal Caribbean (que representa a Azamara Club Cruises, a Celebrity Cruises e a Royal Caribbean International) assumiu a representação também dessa marca.
Fretar o navio para fazer um roteiro que deu prejuízo, é burrice!
Acabei de chegar de viagem esse final de semana. Um desatre total: filas, mal atendimento, etc etc
Ha eu tbm, falaram que o navio ia ficar atracado em Búzios até as 22:00, depois na última hora mudaram pras 18:00. Descaso, fora as filas imensas pra pegar um simples suco.