O MSC Orchestra foi o primeiro navio a chegar em Recife na temporada de cruzeiros 2018/2019. Com 294 metros, o navio atracou no cais 2 do Porto do Recife, às 6h50 da manhã de hoje e abriu, oficialmente, a estação na capital de pernambuco.
Além do navio da MSC Crociere, outras 15 embarcações farão 18 escalas no porto recifense até 23 de abril.
Em cruzeiro posicional que partiu da Europa e termina na Argentina, o navio levou cerca de 3 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, a Recife. O porto pernambucano foi a primeira parada do navio na América do Sul, após partir de Las Palmas, na Espanha, e cruzar o Atlântico.
Na parada em solo brasileiro, os passageiros foram recepcionados por uma orquestra de frevo e passistas. Também foram disponibilizados agentes bilíngues do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e casas de câmbio para a troca de moedas dos passageiros. Os cruzeiristas ainda tiveram a oportunidade de receber gratuitamente guias e roteiros turísticos de Pernambuco bem como mapas para vários passeios.
“O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura, sempre monta uma operação especial para a recepção dos passageiros. Cabe ao porto organizar as parcerias para que esses turistas sejam recebidos da melhor forma possível e desfrutem o melhor do Recife e cidades vizinhas”, pontua o presidente interino do Porto do Recife, Césio Rodrigues.
Segundo escala terá embarque e desembarque
O navio partiu de Recife por volta das 13h, com destino a Salvador. A segunda escala da temporada será realizada pelo Sovereign, da Pullmantur Cruceros. A embarcação chega ao porto recifense no dia primeiro de dezembro, com mais de dois mil passageiros a bordo.
Enquanto o MSC Orchestra apenas teve passageiros em trânsito, o Sovereign realizará turnaround em Recife. Ou seja, a embarcação encerrará um cruzeiro no porto antes de embarcar mais passageiros e seguir para nova viagem. Durante a manhã, realizará desembarque de cerca de 2,500 pessoas. Posteriormente, durante a tarde receber número semelhante de passageiros.
Uma vez embarcados, os passageiros seguem para Salvador no mesmo dia. O cruzeiro do Sovereign acaba no porto de Santos, cinco dias depois.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Porto do Recife) / Imagens (©) Copyright Porto do Recife