Tradicionalmente uma data com grande movimento de navios no Rio de Janeiro, o Carnaval deste ano contou com a escala de sete navios no Píer Mauá. O terminal de cruzeiros da cidade estimou ter recebido cerca de 45 mil turistas através dos navios. O número inclui passageiros e também tripulantes.

A programação de carnaval começou com a chegada do MSC Fantasia, no sábado (2). Baseado no Rio, o navio da MSC Crociere partiu no mesmo dia, após iniciar seu cruzeiro carnavalesco na cidade. De acordo com o terminal, 10 mil turistas passaram pelo porto nesse dia. 

O destaque foi o domingo (3), quando seis navios atracaram no Píer Mauá, movimentando 35 mil turistas. Em temporada regular pela América do Sul, o MSC Orchestra e o Sovereign bem como o Costa Fascinosa se juntaram a três navios em cruzeiros de longo-curso. Enquanto os dois primeiros partiram no próprio domingo, o Fascinosa permaneceu na cidade até segunda-feira.

Em cruzeiros internacionais, o Veendam, o Azamara Pursuit e o Celebrity Eclipse realizaram escalas longas, com duas pernoites, e partiram apenas no dia 5. Os navios são operados, respectivamente, pela Holland America Line, a Azamara Club Cruises e a Celebrity Cruises.

Operação especial

Operação de carnaval conta com o dobro do número de funcionários

Para recepcionar os passageiros do domingo, o Pier Mauá promoveu uma ação com um grupo composto por passistas bem como ritmistas e músicos, que deram as boas-vindas aos turistas ainda no cais.

Para controlar toda essa movimentação, Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá, ressalta que a logística do período.

“A operação de carnaval é bem grande e a gente compara com um mega evento. É uma operação de mais de 96 horas e contamos com o dobro de funcionários utilizados normalmente (…) Tudo para assegurar que a operação não só interna do porto, como também externa da área do Boulevard Olímpico, funcione da melhor maneira possível”, ressalta Alexandre.

A previsão é de que toda essa movimentação tenha injetado U$13,5 milhões na economia da cidade.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Píer Mauá) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *