Em construção na Alemanha, o Norwegian Encore ganhou cores mais fortes recentemente. A representação em estilo moderno e abstrato do casco do navio da Norwegian Cruise Line foi aplicada e a embarcação ficou um passo mais próxima de sua entrega, prevista para outubro.
Descrita pela NCL como ‘um labirinto de cores idealizado’, a obra foi projetada por Eduardo Arranz-Bravo, artista de abordagem inventiva bem como humanista, especializado em arte abstrata. A técnica do espanhol, por vezes, é descrita como futurista.
Ainda de acordo com a companhia, a intervenção no navio tem paleta de cores que ‘homenageia a vibrante experiência do hóspede pela qual a marca Norwegian é reconhecida’.
“A Norwegian Cruise Line é uma empresa dinâmica e pioneira, conhecida por suas experiências inovadoras e pela coleção de navios maravilhosamente projetados”, disse Arranz-Bravo. “Tenho a honra de não só trazer essa vibração para a vida e mais ainda para o Norwegian Encore, mas também mostrar o meu amor pelo oceano e minha cidade natal de Barcelona.”
Quarto navio da classe Breakaway-Plus, o Norwegian Encore, estreia em Miami em novembro deste ano. Com aproximadamente 167.800 toneladas, o navio encerra a classe, descrita pela companhia como a mais bem sucedida de sua história. A embarcação terá capacidade para mais de 4.000 hóspedes está senda finalizado no estaleiro Meyer Werft, em Papenburg, na Alemanha.
Quando o navio vira obra de arte
Todos os navios da classe Breakaway e Breakaway Plus contam com obras de grandes pintores da atualidade. O primeiro navio das classes, o Norwegian Breakaway, tem obra assinada por Peter Max. O artista criou arte que representa Nova Iorque e suas marcas mais famosas, como a Estátua da Liberdade e o Empire State Building. Originalmente, a embarcação realizaria cruzeiros a partir da Grande Maçã durante todo o ano.
Já o segundo navio, Norwegian Getaway, tem o casco assinado por David Le Batard, também conhecido como Lebo. A obra foi criada para evocar os destinos tropicais para os quais o navio projetado. Com cores quentes e alegres, a pintura foi inspirada pela cidade de Miami.
Primeiro navio da classe Breakaway-Plus, o Norwegian Escape tem casco assinado por Guy Harvey. O pintor de temas marinhos criou obra que tem como destaque um peixe-espada e tons de azul.
Como segundo navio da classe Breakaway-Plus, o Norwegian Joy foi originalmente projetado para cruzeiros na Ásia. Assim, teve o chinês Tan Ping convidado para criar a ilustração em seu casco. A obra foi inspirada em uma fênix e tem tons de vermelho e dourado. Apesar de, posteriormente, ter sido redirecionado para o Ocidente, o navio manteve a obra de Ping.
Já o Norwegian Bliss, último navio a entrar em serviço pela classe, tem seu casco criado por Robert Wyland. Assim como Harvey, do Escape, Wyland inspira suas obras na vida marinha e em animais aquáticos. Dessa forma, o casco do navio – idealizado para cruzeiros no Alaska – tem baleias e arraias representadas.
Escolhido para o Encore, Arranz-Bravo tem se trabalho exibido em todo o mundo. Com cores fortes e formas geométricas, foi um dos três artistas escolhidos para representar os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright NCL