Ponant terá cruzeiro de Recife a Fernando de Noronha em março

0
Navio da Pullmantur em Fernando de Noronha em 2011

O pequeno L’Austral irá visitar o arquipélago de Fernando de Noronha em março do próximo ano. Operado pela Ponant, companhia de cruzeiros de luxo francesa, o navio embarcará seus passageiros em Recife, seguindo para o arquipélago brasileiro e outros destinos. 

O cruzeiro começa na capital pernambucana no dia 21 de março e tem 11 noites. Um transatlântico, o itinerário termina em Dakar, no Senegal. Além de Noronha, o L’Austral visita outro arquipélago durante o cruzeiro, o dos Bijagós, na costa africana. 

Assim como o arquipélago pernambucano, as ilhas africanas são consideradas um santuário de preservação natural. O itinerário foi planejado em parceria com a National Geographic, que terá especialistas em natureza a bordo. 

L’Austral no Rio de Janeiro em 2016, após completar temporada na Antártica

Após partir de Recife, o navio permanece duas noites fundeado em Noronha, entre os dias 22 e 24 de março. A Ponant destaca as ilhas como ‘um paraíso natural que é casa para milhares de pássaros e vida marinha rica em suas águas de cor turquesa. 

A companhia francesa, no entanto, não confirma desembarque no destino brasileiro. Em seu site, prevê navegação panorâmica e visitas à terra com seus Zodiacs, barcos versáteis utilizados em cruzeiro de expedição em destinos como a Antártica e que permitem desembarque em praias, por exemplo.

Entretanto, a empresa frisa que os desembarques estão sujeitos à autorização da administração local. 

Restrições ambientais e de tamanho

Inaugurado em 2011, o L’Austral é um moderno mega-yacht projetado para expedições em destinos remotos. Com capacidade para apenas 260 passageiros e avançados sistemas de redução de impacto ambiental, a embarcação está apta a receber autorização para visita à ilha. 

Recentemente, as restrições impostas aos navios que visitam Fernando de Noronha ganharam os noticiários nacionais após o presidente Jair Bolsonaro prometer voltar a ‘autorizar’ os navios de cruzeiro no local. 

Bolsonaro quer retorno dos cruzeiros a Fernando de Noronha

Para escalar o arquipélago, os navios precisam ter certas características técnicas – que não causem impacto ambiental significativo, por exemplo, bem como número de passageiros limitado. Mais informações no link a cima. 

Outra companhia de cruzeiros de expedição tem escala em Noronha em 2020, a Mystic Cruises.

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Diogo Kyrillos e Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui