De acordo com o canal norte-americano CNBC, as companhias de cruzeiro podem proibir ou restringir o embarque de passageiros com mais de 70 anos de seus navios.
A possível medida viria como resposta à COVID-19. O novo coronavírus já colocou três navios em quarentena e tem mais de 80,000 infectados no mundo. Pessoas que contam com doenças crônicas graves também seriam impedidas de embarcar.
Em ambos os casos, os hóspedes poderiam ser liberados para embarcar se apresentassem um consentimento por escrito de seus médicos.
Medida deve ser parte de novo plano sanitário para os cruzeiros nos EUA
Nos EUA, os quatro principais conglomerados de cruzeiro do mundo trabalham para definir um novo plano sanitário que garanta a saúde e segurança dos passageiros em meio a crise da COVID-19.
Representantes da Carnival Corporation, da Royal Caribbean Cruises, da Norwegian Cruise Line Holdings e da MSC Crociere se encontraram com o vice-presidente norte-americano Mike Pence no último sábado. Na ocasião, prometeram entregar o novo plano até a última terça-feira (10/3).
Representando o grupo, Adam Goldstein, diretor da Cruise Lines International Association (CLIA), esteve na Casa Branca nesta quarta, para discutir detalhes do projeto.
Goldstein, que serviu como presidente da Royal Caribbean até a última semana, prometeu que as companhias irão checar temperatura de passageiros e tripulantes de forma mais rigorosa. Também afirmou que as empresas irão monitorar, testar e cuidar de todos que estiverem a bordo.
De acordo com o executivo, nesse sentido, as companhias também irão pagar pelos cuidados médicos que forem necessários, além de ajudar na transição de enfermos.
Além disso, o plano irá incluir novos protocolos médicos, processos para evacuação de pessoas que possam contrair doenças graves e outros tópicos.
Após ser implementado em navios operando nos EUA, os protocolos devem ser reproduzidos no restante do mundo posteriormente. As quatro companhias citadas representam cerca de 80% do mercado de cruzeiros global.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Royal Caribbean