Um quinto navio de cruzeiro pode chegar a Santos nesta quinta-feira (2/4). De acordo com o AIS, o Scenic Eclipse navega com direção a cidade e deve chegar no começo da tarde.
Não prevista, a operação é decorrente da epidemia de COVID-19 e ainda não consta nos sites da Praticagem de Santos e da Santos Port Authority.
Encerrando uma temporada pela Antártica, o mega-yacht da Scenic Tours estava fundeado em frente a Montevideo há vários dias. Antes, não havia sido autorizado a atracar nos portos de Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina.
Em contato com o Portal WorldCruises.com, a Scenic informou que o navio não conta mais com passageiros a bordo. A companhia australiana confirmou que todos os hóspedes deixaram o navio no Uruguai e estão agora em suas casas.
A Scenic ainda afirmou que o navio deve voltar a operar apenas no começo de maio. Os cruzeiros a bordo do Eclipse foram cancelados até o dia 25 deste mês, de acordo com o site da companhia.
O último cruzeiro do navio começou no dia 5, em Ushuaia. De lá, o Eclipse rumou para a Antártica, navegando também pela Passagem de Drake, as Ilhas Shetland do Sul e o Canal Lemaire.
A viagem, que foi vendida como um pacote de 16 noites, incluía também parte aérea e terrestre, com hospedagem em Buenos Aires.
Construído na Croácia, o Scenic Eclipse entrou em operação na segunda metade de 2019. Operando no segmento ultra-luxo, o navio é classificado com 6 estrelas e conta com um submarino e dois helicópteros a bordo.
Com 17,085 toneladas, tem capacidade para cerca de 230 passageiros, além de transportar também 200 tripulantes.
Liminar não impede desembarque de tripulantes
No momento, outros quatro navios estão em Santos após encerrar seus cruzeiros pela América do Sul. Em quarentena, o Costa Fascinosa está atracado no Concais, com cerca de 750 tripulantes a bordo.
Já na Barra, seguem fundeados o MSC Seaview, o MSC Poesia e o MSC Musica. Com tripulação reduzida, os navios da MSC Crociere parecem ter desembarcado boa parte de seus funcionários na última semana.
No dia 29, uma liminar da Justiça Federal impediu o trânsito de tripulantes no Porto de Santos. A medida foi solicitada Procuradoria do Município, após a suspeita de casos entre a tripulação do Costa Fascinosa.
O texto, no entanto, permite que as companhias desembarquem pessoas, desde que estas estejam, comprovadamente, seguindo para seus países de origem.
Dessa forma, além de reabastecer seu navio, a Scenic poderia usar a escala em Santos para repatriar possíveis passageiros e/ou tripulantes.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Scenic Cruises