Na noite do último dia 2, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a operação do Scenic Eclipse no Porto de Santos. Vinda do Uruguai, a embarcação aguardava na barra desde o começo da tarde daquele dia.
A vinda do navio à Santos havia sido adiantada pelo Portal WorldCruises.com no dia 1, clique aqui para ver.
Encerrando temporada na Antártica, Scenic Eclipse navega rumo a Santos
Sem passageiros, o mega-yacht da Scenic Tours realiza escala técnica na cidade e deve permanecer atracado até o dia 8 de abril. No período, irá desembarcar 54 tripulantes estrangeiros, que seguirão diretamente para o Aeroporto Internacional de Guarulhos e depois para seus países de origem.
Antes de chegar a Santos, o Eclipse estava há 26 dias no mar, sem atracar em nenhum porto. Até o final de fevereiro realizava temporada na Antártica e não registrou casos ou suspeitas de COVID-19 a bordo.
Para autorizar a operação do navio no Brasil, a Anvisa analisou os dados de saúde e as informações da equipe médica a bordo.
De acordo com a agência, o navio de luxo havia visitado um porto pela última vez no dia 7 de março, e portanto, cumpriu período de quarentena quase duas vezes maior que a recomendada, de 14 dias.
A embarcação chegou com 128 tripulantes a bordo. Em condições normais, chega a levar 200 pessoas em sua equipe, incluindo guias e cientistas.
Texto (©) Copyright Agência Brasil (adaptado) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella