Com a suspensão dos cruzeiros internacionais nos próximos meses, as atenções do público brasileiro se voltam para a temporada 2020/2021 Neste especial, detalhamos os planos para a próxima temporada das companhias que servem o mercado brasileiro.
Confirmando tendência de crescimento, a próxima temporada será uma das maiores dos últimos tempos. Dois navios estrearão em águas brasileiras, incluindo o MSC Grandiosa – que foi inaugurado em 2019 e tem capacidade para mais de 6,300 passageiros.
Também realiza temporada nacional pela primeira vez o Costa Luminosa, marcando a primeira estréia da Costa Crociere em oito anos. A companhia italiana, aliás, ampliará consideravelmente sua oferta pela primeira vez desde 2012/2013.
No total, nove navios estarão no Brasil regularmente. Confira detalhes:
MSC – Cinco navios e estréia do MSC Grandiosa
A MSC Crociere foi a primeira a anunciar sua temporada 2020/2021 no Brasil. A companhia italiana terá mais uma estação de crescimento em águas brasileiras, com cinco navios na região.
A grande novidade será a estréia do MSC Grandiosa, que foi inaugurado no final do ano passado. Maior da frota, o navio é parte da classe Meraviglia e tem capacidade para mais de 6,300 passageiros em ocupação máxima.
O Grandiosa chega a Santos em 26 de novembro e oferece, exclusivamente, cruzeiros de 7 noites para a Bahia. Até o dia 13 de março, o navio parte do Concais aos sábados, em itinerário que inclui escalas em Ilhéus, Búzios, Ilha Grande e Salvador – onde também será possível embarcar.
Outro destaque é o MSC Preziosa, da classe Fantasia. Após estrear em águas brasileiras em 2013 e se despedir do país em 2018, o navio ficará baseado no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o navio irá oferecer cruzeiros partindo apenas do Píer Mauá. Na programação estão cruzeiros para o Nordeste e Prata, além de minis.
No começo e final da estação, o Preziosa também vem a Santos, para mini-cruzeiros a partir da cidade.
Além do Grandiosa e do Preziosa, o MSC Fantasia também oferecerá embarques no Porto de Santos. Oferecendo cruzeiros para o Prata, o navio ficará baseado na cidade pela primeira vez desde 2012.
Pela segunda temporada consecutiva, o MSC Sinfonia será o quarto navio da MSC no Brasil. Dessa vez, o navio oferece cruzeiros que, no país, partem exclusivamente de Itajaí. Em uma semana, o itinerário visita Buenos Aires e Montevideo, além de Ilhabela.
Completa a frota na América do Sul o MSC Orchestra, que navega pelo Brasil com passageiros argentinos.
Confira resumo dos navios e itinerários da MSC na temporada 2020/2021:
- MSC Grandiosa – Nordeste desde Santos + embarque em Salvador
- MSC Fantasia – Prata desde Santos
- MSC Preziosa – Prata, Nordeste e mini-cruzeiros desde o Rio + minis desde Santos
- MSC Sinfonia – Prata desde Itajaí + embarque em Buenos Aires e Montevideo
- MSC Orchestra – Brasil partindo de Buenos Aires
Com quatro navios, MSC terá oferta de 133 mil cabines no Brasil
Costa – Frota aumenta pela primeira vez desde 2012
Voltando a disputar o protagonismo na América do Sul, a Costa Crociere preparou uma temporada de crescimento e novidades. A companhia italiana voltará a ter três navios na região pela primeira vez desde 2012/2013.
Além disso, estreará um navio no mercado nacional, algo que também não acontece desde 2012. O Costa Luminosa fará sua primeira temporada em águas nacionais, acrescentando ainda um porto de embarque ao rol da Costa.
Com capacidade para até 2,800 passageiros, o navio fará cruzeiros partindo de Santos e também de Itajaí – porto que nunca recebeu um Costa antes. No total serão 12 cruzeiros de 7 noites partindo das duas cidades, todos com destino ao Prata. De Santos, o navio – que é parte da classe Vista – ainda realiza mini-cruzeiros de 3 e 4 noites.
Além do Luminosa, o Costa Fascinosa também será dedicado ao Brasil durante a temporada 2020/2021. Inaugurado em 2012, o navio ficará dedicado inteiramente a roteiros ao Nordeste pela primeira vez.
Partindo de Santos, o Fascinosa visita a Bahia todas as semanas entre dezembro e março. O itinerário inclui também escalas em Búzios, Ilhabela, Ubatuba e mais, além Ilhabela e Salvador – onde também será possível embarcar. O navio ainda realiza mini-cruzeiros e uma saída especial para o Prata, na Páscoa de 2021.
Em sua segunda temporada consecutiva na América do Sul, o Costa Pacifica volta a embarcar no Rio de Janeiro. O navio realiza cruzeiros rumo ao Prata, que também tem embarque nos portos de Montevideo e Buenos Aires.
Confira resumo dos navios e itinerários da temporada 2020/2021 da Costa:
- Costa Fascinosa – Nordeste e mini-cruzeiros desde Santos + embarque Salvador
- Costa Luminosa – Prata e mini-cruzeiros desde Santos + embarque Itajaí
- Costa Pacifica – Prata desde o Rio de Janeiro + embarque em Buenos Aires,
Costa Luminosa é novidade da Costa para América do Sul em 2020/2021
CVC/Pullmantur – Quatro portos de embarque
Em parceria com a Pullmantur, a CVC voltará a operar o Sovereign no Brasil em 2020/2021. Apelidando o navio de Soberano, a empresa irá oferecer cruzeiros curtos a partir de quarto portos brasileiros.
Como em 19/20, a maior parte das viagens parte de Santos e do Rio de Janeiro. Com 4 e 5 noites, os itinerários incluem paradas em Balneário Camboriú e Búzios, além dos portos de partida. Todos os cruzeiros também incluem ao menos um dia de navegação.
No Nordeste, o navio realiza algumas saídas de Recife e Salvador, no começo e fim da temporada. Também curtos, os cruzeiros visitam Maceió, e os próprios portos de embarque.
Veja o resumo da temporada 2020/2021 da Pullmantur/CVC:
- Sovereign – Mini-cruzeiros desde Santos e Rio de Janeiro em dezembro, janeiro e fevereiro/Mini-cruzeiros desde Recife e Salvador em novembro e março
Navios em trânsito também retornam
Além destes nove navios, o Brasil receberá dezenas de outras embarcações em trânsito durante a temporada. No geral transportando estrangeiros, estes navios são operados por companhias como a Celebrity Cruises, a Princess Cruises, a Holland America Line, a Oceania Cruises, a Regent Seven Seas, a Phoenix Reisen, a AIDA Cruises, a Viking Cruises, da Azamara Cruises e a Norwegian Cruise Line.
O destaque fica para essa última, que visitará nossas águas pela primeira vez desde 2016. Serão apenas três paradas com o Norwegian Star, que nunca esteve no país. Em dezembro, o navio visita Recife (10), Rio de Janeiro (13 e 14) e Ilhabela (15).
Outro ponto alto são os navios recém-lançados. Primeiro navio construído pela Saga Cruises, o Spirit of Discovery entrou em operação em 2019. No começo de janeiro, parte em viagem que fará escala em seis portos brasileiros, incluindo Manaus, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Já o Silver Moon sequer entrou em operação até o momento. Em construção na Itália, a embarcação de luxo será lançada agosto. Já em março, passa por diversos destinos brasileiros, incluindo Itajaí, Paraty, Recife e Rio de Janeiro.
Confira lista com alguns dos navios que visitarão o país em trânsito:
- AIDAaura (AIDA Cruises);
- Viking Jupiter (Viking Cruises);
- Azamara Quest (Azamara Cruises);
- Celebrity Silhouette (Celebrity Cruises);
- Norwegian Star (Norwegian Cruise Line);
- Seven Seas Mariner (Regent Seven Seas);
- Marina (Oceania Cruises);
- Seven Seas Voyager (Regent Seven Seas);
- Aurora (P&O Cruises);
- Hamburg (Plantours);
- Spirit of Discovery (Saga Cruises);
- Magellan (CMV);
- Pacific Princess (Princess Cruises);
- Volendam (Holland America Line);
- Silver Moon (Silversea Cruises);
- Costa Deliziosa (Costa Crociere);
- Coral Princess (Princess Cruises);
- Albatros (Phoenix Reisen);
- Seabourn Quest (Seabourn Cruise Line);
- Columbus (CMV);
- World Explorer (Mystic);
- Insignia (Oceania Cruises);
- Amadea (Phoenix Reisen);
- Seven Seas Navigator (Regent Seven Seas);
- Viking Star (Viking Cruises);
- Amsterdam (Holland America Line);
- Marco Polo (CMV).
Para reservas, cotações e mais informações: [email protected] ou [email protected]
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Costa (Pacifica e Luminosa) e Daniel Capella (todas as outras)
Acho a oferta de cabines demasiada para uma temporada, pós-pandemia.
O mais forte sentimento do ser humano, é o medo.