A Carnival Cruise Line anunciou na semana passada uma atualização sobre o status de sua frota. Uma das maiores companhias de cruzeiro do mundo, a marca é a principal da Carnival Corporation e atua nos Estados Unidos. 

Sem operar desde março, a Carnival vendeu dois de seus navios mais antigos, o Carnival Fantasy e o Carnival Inspiration. Detalhes da transação não foram revelados, mas os navios já foram entregues a seus novos proprietários, de acordo com a companhia.

Construídos na Finlândia, os navios entraram em operação em 1990 e 1996, respectivamente. Com cerca de 70,000 toneladas, são projetos de Joseph Farcus, famoso por sua ‘arquitetura de entretenimento’. Cada embarcação tem capacidade para cerca de 2,040 passageiros em ocupação dupla, além de 260 metros de comprimento. 

Vista aérea do Carnival Inspiration

Projetados com base no Celebration, no Holiday e no Jubilee, navios construídos pela Carnival nos anos 1980, os dois navios são parte da classe Fantasy. Até a venda, todos as unidades da classe, que conta com um total de 8 navios, ainda operavam pela Carnival. 

Além da venda destes dois, a Carnival também anunciou que deixará outros dois navios da classe desarmados por tempo indeterminado. Dessa forma, quando voltar a operar, a companhia terá apenas metade da classe Fantasy em serviço e, pelo menos, quatro navios a menos do que tinha antes da parada. 

Partida para a Turquia 

Algumas semanas antes do anúncio da venda, tanto Fantasy como Inspiration já haviam partido do Caribe com destino à Turquia. O primeiro, inclusive, chegou recentemente à Aliaga, cidade turca famosa por seus estaleiros de demolição de navios.

Após o encalhe do Monarch e do Sovereign na semana passada, o Fantasy parece ser o próximo a entrar em processo de desmanche. O Inspiration, por sua vez, ainda navega no Mediterrâneo – o destino informado é Izmir, porto turco próximo à Aliaga. 

Cruzeiros cancelados e mudança de itinerário

Como consequência da venda, Carnival Sunrise assume roteiros curtos cm embarque em Miami

Os cruzeiros que seriam realizados pelos navios foram cancelados ou sofreram alterações. Enquanto o Fantasy já parecia destinado para deixar a frota e tinham viagens agendadas apenas até o fim de 2021, o Inspiration contava com programação até o segundo trimestre de 2022. 

Com partida de Mobile, no Alabama, os cruzeiros do Fantasy serão agora realizados pelo Carnival Sensation. Parte da mesma classe, o Sensation tinha programados cruzeiros curtos a partir de Miami.

Como parte da mudança, o Carnival Sunrise teve seus cruzeiros a partir de Fort Lauderdale cancelados. Em vez destes, assumirá os roteiros do Sensation a partir de Miami. 

Na Costa Oeste, o Carnival Inspiration será substituído pelo reconstruído Carnival Radiance. O antigo Carnival Victory está em estaleiro na Espanha e ganhará interiores totalmente novos, além do novo nome.

Quando pronto, partirá da Europa diretamente para Los Angeles, onde passará a realizar os cruzeiros de 3 e 4 noites rumo à Riviera Mexicana que antes estavam programados para o Inspiration. A Carnival ainda cancelou os cruzeiros do Carnival Imagination, que realizava itinerários similares.

O Radiance chega a LA em Abril de 2021. Antes dessa data, todos os cruzeiros do Inspiration e Imagination estão cancelados sem substituição.

Fascination e Imagination no limbo

Também parte da classe Fantasy, o Carnival Fascination e o Carnival Imagination serão retirados de serviço e desarmados. Os navios ficarão em ‘armazenamento’ por tempo indeterminado, disse a Carnival. 

Apesar de não terem sido vendidas, as duas embarcações estão fora dos planos de médio plano e não tem previsão de retorno, de acordo com a companhia. Enquanto o Inspiration realizava cruzeiros curtos a partir da Califórnia, o Fascination realizava roteiros pelo Sul do Caribe. 

Esse último roteiro, que partia de San Juan e Bridgetown, nas ilhas de Porto Rico e Barbados, deixará de ser realizado pela Carnival. Todas as saídas previstas para ele até o final de 2021 foram canceladas. 

Gêmeo do Mardi Gras em 2022

Mardi Gras entra em operação em 2021, após atraso na construção

Além destas mudanças, a Carnival confirmou que segue planejando receber um segundo navio da classe Excel em 2022. Já antes planejado, o navio terá 180 mil toneladas e capacidade para mais de 5,000 passageiros em ocupação dupla.

Gêmeo do Mardi Gras, que deveria ter entrado em operação esse ano, mas está com construção atrasada, o segundo navio será movido a LNG. Enquanto o Mardi Gras oferecerá cruzeiros a partir de Port Canaveral, o segundo da classe embarcará em Miami. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Ron Cogswell e Carnival

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *