Encerrando sua última viagem, o veterano Marco Polo chegou a Alang, na Índia, na tarde deste sábado (10/1). No local, começará a ser desmanchado, em operação que colocará um fim em sua carreira de mais de 55 anos.
Fundeado em frente ao distrito de Bhavnagar, onde fica a praia de Alang, deve ser encalhado na próxima semana. Com isso, será o terceiro navio a ser encalhado no local desde dezembro.
Até então um dos mais tradicionais navios de passageiro ainda em serviço, o Marco Polo entrou em operação em 1965. Com passado soviético, o navio foi construído como transatlântico na então Alemanha Oriental. Até os anos 1970, realizou rotas regulares entre Leningrado, na antiga URSS, e Montreal, no Canadá.
Após algumas décadas alternando entre fretamentos e períodos inativo, foi convertido em navio de cruzeiro nos anos 1990. Em episódio decisivo para sua longa carreira, teve seus interiores reconstruídos na Grécia, recebendo também novos motores e cabines.
Depois de passar por vários operadores, acabou na, então recém-lançada, Cruise & Maritime Voyages em 2010. Em 2016, em longo cruzeiro pela América do Sul, visitou vários portos brasileiros, incluindo Santos, quando chegamos a visitá-lo.
Pela companhia britânica realizou seus últimos cruzeiros no começo de 2020, antes da pandemia de COVID-19.
O surto do novo coronavírus, inclusive, foi decisivo no encerramento de sua carreira. Com a paralisação mundial das operações dos cruzeiros, a CMV acabou entrando em recuperação judicial em julho, três meses após a parada. Seus navios, incluindo o Marco Polo, foram a leilão.
Apesar de ter sido arrematado por novos proprietários – que chegaram a afirmar que pretendiam seguir operando o navio – foi revendido para sucateiros no final do mês passado.
Com capacidade para 820 passageiros, o Marco Polo é considerado um navio pequeno para os padrões atuais. O navio ainda conta com cerca de 22 mil toneladas e 175 metros de comprimento.
Costa Victoria a caminho de sucateiros?
Outro navio que pode iniciar a última viagem em breve é o Costa Victoria. De acordo com rumores, o navio deve seguir – rebocado – para sucateiros na Índia ou Turquia nos próximos dias.
Vendido pela Costa Crociere, o navio segue na Itália está atracado na Itália desde junho, aguardando uma decisão sobre seu futuro. Apesar de rumores, já na época da venda, darem conta de que o navio seria desmontado na própria Itália, nenhum trabalho de demolição foi realizado até o momento.
Construído na Alemanha, o Costa Victoria entrou em operação em 1996 e é significantemente maior e mais moderno que os navios que estão sendo demolidos no momento. Com capacidade para até 2,400 passageiros, conta com 75 mil toneladas e operou pela Costa durante toda a sua carreira.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Simplon Post Cards