Lançado em 2011, Costa Favolosa completa dez anos

0
Costa Favolosa
Há dez anos, a Piazza Unità d'Italia era palco do batismo do Costa Favolosa

Sem receber passageiros desde março do ano passado, o Costa Favolosa completou dez anos no começo desse mês. Popular por suas temporadas na América do Sul, o navio foi batizado em Trieste, na Itália, em 2 de julho de 2011.

Na época, era o 15º navio da frota da Costa Crociere – então maior companhia de cruzeiros da Europa – e o maior a operar com bandeira italiana. 

Projetado com base no projeto do Costa Concordia, o Favolosa foi construído no estaleiro italiano Fincantieri de Marghera, região industrial de Veneza. Projetado para refletir o melhor da Itália e sua indústria, o navio custou cerca de 420 milhões de euros. 

O processo de construção envolveu mais de 3 mil funcionários do Fincantieri, além de outros 7 mil contratados de 500 prestadores de serviço e fornecedores. A maioria desses, inclusive, era composta por empresas italianas que entregaram desde móveis a revestimentos e componentes técnicos. 

Costa Favolosa
Fase final de construção: Favolosa é lançado na Itália

Com 114.500 toneladas, o Costa Favolosa tem capacidade para mais de 3.800 passageiros em ocupação máxima, além de 290 metros de comprimento. Conta ainda com acomodações para 1.100 tripulantes e 35 metros de largura. 

Ainda que parte da classe Concordia, trouxe mudanças em relação aos quatro primeiros navios do tipo. Entre as alterações, está uma piscina aberta na popa, jacuzzis suspensas a cima do mar, novas suítes, um novo parque aquático infantil e um cinema 4D. As diferenças foram incorporadas também no Costa Fascinosa – seu único gêmeo idêntico. 

Nome escolhido em concurso 

Executivos da Costa (incluindo Gianni Onorato, que depois passaria a trabalhar para a MSC) e a madrinha de lançamento do navio

Com interiores temáticos, o Costa Favolosa teve seu nome escolhido em um concurso público. A iniciativa ocorreu em 2009 e também selecionou o nome do Costa Fascinosa, que entrou em operação em 2012. 

Na ocasião, a Costa convocou os agentes de viagem para sugerir uma dupla de nomes para seus novos navios. Após receber 16 mil ideias, inscritas por mais de 40 mil agentes de todo o mundo, a companhia selecionou 25 pares de nomes e disponibilizou-os em um site.

A tradicional chaminé da Costa é instalada no navio

Na última fase do concurso, os nomes foram escolhidos pelo público geral. Em enquete aberta para todos, a dupla de nomes vencedora foi a mais votada entre os 42 mil participantes.

De acordo com a Costa, o nome Favolosa foi inspirado pelo próprio design do navio – projetado como um “castelo encantado contemporâneo”. Em italiano, favolosa deriva da palavra favola, que significa fábula em português. 

Temática de conto de fadas por Joe Farcus

Átrio do navio, com os ‘diamantes’ customizados pela equipe de Joe Farcus

Entre os últimos projetos do famoso arquiteto naval Joe Farcus, os interiores da embarcação são extravagantes e refletem a temática. Nas palavras da Costa, “são a combinação perfeita de uma atmosfera de fábula e diversão high-tech de última geração, com uma fantástica seleção de atrações”. 

Em entrevista com a Cruise Industry News em 2011, o arquiteto – que também projetou a maior parte da frota da Carnival Cruise Line – disse que o navio não é temático, mas sim “rico”. 

“Usamos efeitos de luzes e materiais interessantes, criando riqueza e excitação. A Costa quer que o passageiro deixe seu cotidiano para trás quando pise a bordo, entrando em um mundo especial no mar, com mentalidade de férias”, disse Farcus. 

“Tudo no navio é customizado. Criamos novas luminárias em forma de diamante que, às vezes são brancas com detalhes em azul e, às vezes, azuis com destalhes em branco, além de de tridimensionais e de forma piramidal. Elas formam o grande lustre do átrio e também estão presentes nas escadarias”, acrescentou. 

Grand Bar Palatino, um dos destaques das áreas públicas, de acordo com o arquiteto Joe Farcus

Um dos destaque é o Grand Bar Palatino, de acordo com o arquiteto. Projetado para ter a atmosfera de de um yacht, conta com madeira no teto, além de luminárias de vidro âmbar, de forma a criar iluminação sutil.

O resultado, disse Farcus, é uma sensação de pôr do sol, criada em conjunto com as paredes em madeira e tons escuros. “Para mim, o conjunto cria um veleiro e isso é design contemporâneo”, destacou.

Outros diferenciais são os restaurantes principais, que contam com luminárias de bronze e vidro, em forma de colmeias de abelha. Em seus interiores, lâmpadas de LED dão a possibilidade de alterar a cor da iluminação, criando diferentes atmosferas e características. 

Na entrevista, Farcus ainda classificou os decks de piscina da embarcação como os melhores que já projetou. Segundo o arquiteto, as áreas contam com belos trabalhos em madeira, além de muitos azulejos. As cores, disse, “são similares a café e leite misturados, mas não totalmente diluídos”. 

“No geral, o efeito do design cria excitação, é bem dramático. É a síntese do meu estilo de trabalho, onde nenhuma área pública é igual a outra”, concluiu. 

Áreas públicas e novas atrações

Jardim de inverno do Samsara Spa

Com mais de 6.000 esculturas e obras de arte a bordo, o navio tem espaços como o Piano Bar Camelot, inspirado na corte do Rei Arthur, e o Casino El Dorado, influenciada pela cidade de ouro maciço da lenda indígena. 

Os destaques das áreas públicas, na época da inauguração, incluíam, de acordo com a Costa, seis novas suítes com jacuzzi privativa; uma nova área de entretenimento para adolescentes com cinema 4D e o PlayStation World; um bar de sorvetes, pipoca e drinks temáticos; além da loja de produtos temáticos Costa Concept Store, curada pelo designer Emilio Robba. 

As três últimas atrações, no entanto, foram descontinuadas com o decorrer do tempo. 

O Favolosa também trouxe o primeiro parque aquático infantil da frota da Costa, com um galeão pirata e diversos brinquedos ao ar livre. Em reforma posterior, a área recebeu temática do desenho animado Peppa Pig, com acréscimo de personagens e mais. 

Costa Favolosa
Um dos decks de piscina do navio

Outros diferenciais, ainda de acordo com a Costa, incluíam o Samsara Spa, área de bem-estar com jardim de inverno e dois andares; um grande deck de piscina central com dois andares, teto de vidro retrátil e telão; um simulador de Fórmula 1; e um deck de piscina adicional na popa. 

Projetado para climas tropicais, o local conta com 1 mil m² ao ar livre e 160 espreguiçadeiras, além de mesas, jacuzzis, e uma cascata de vidro. 

A Costa ainda destacou a tecnologia sustentável de seu navio. Assim como outras embarcações da frota, o Costa Favolosa foi projetado para usar a técnica de cold-ironing, que permite conectar o navio a rede de energia local nos portos por onde passa. Dessa forma, pode desativar seus motores e geradores, deixando de queimar combustível enquanto atracado.   

Batismo em Trieste e roteiros inaugurais

Comandante Giardina e a madrinha Margareth Madé durante cerimônia de batismo

Em evento organizado em conjunto com o governo local, o batismo do Costa Favolosa foi aberto ao público e envolveu toda a cidade de Trieste. Idealizada também como um tributo à Itália, a cerimônia aconteceu em 2 de julho de 2011, na Piazza Unità d’Italia

Durante sua organização, o batismo acabou sendo incluído na programação de comemorações dos 150 anos da unificação da Itália e contou com show, queima de fogos e mais. 

A madrinha do navio foi a atriz italiana Margareth Madè, enquanto a chefe de cerimônia foi a jornalista Cristina Parodi. Outros convidados especiais incluíram o pianista Ludovico Einaudi, o cantor Alessandro Rossi e a Escola de Ballet da Accademia Teatro alla Scala. 

O primeiro comandante do navio foi o italiano Ignazio Giardina, que também participou da cerimônia de batismo. 

Evento contou com queima de fogos em Trieste 

Após o evento, o Costa Favolosa partiu em sua primeira viagem no dia 4 de julho de 2011, um cruzeiro vernissage. Com três noites, o roteiro começou em Veneza e fez escala em Dubrovnik, na Croácia, e Koper, na Eslovênia.

Em seguida, no dia 7 de julho, a embarcação realizou seu cruzeiro inaugural: uma viagem de 11 noites para as Ilhas Gregas, Croácia e Turquia. Também partindo de Veneza, o itinerário incluiu paradas em Bari, Izmir, Istanbul, Mykonos, Piraeus, Katakolon e Dubrovnik. 

Ao concluir as duas viagens comemorativas, o navio assumiu sua primeira rota regular: um itinerário de sete noites pelo Mediterrâneo Oriental. Partindo de Veneza, o navio visitou Bari, Katakolon, Izmir, Istanbul e Dubrovnik todas as semanas até o fim do verão local. 

Chegada ao Brasil em 2012

Costa Favolosa
Em 17 de dezembro de 2012, Costa Favolosa parte de Santos em primeiro cruzeiro pelo Brasil

Em sua primeira temporada de inverno europeu, o Costa Favolosa navegou pelo Oriente Médio. Entre o fim de 2011 e o começo de 2012, ficou baseado em Dubai, oferecendo roteiro com escalas nos Emirados Árabes e em Omã. 

Após voltar a Europa para o verão local, o navio estreou no Brasil no final de 2012. Junto a seu gêmeo Costa Fascinosa e outras duas embarcações, protagonizou uma das maiores temporadas da Costa na América do Sul. 

Entre dezembro de 2012 e março de 2013, ofereceu roteiros nacionais, com mini-cruzeiros e viagens de uma semana para a Bahia. Apesar de partir de Santos, os cruzeiros também permitiam embarque no Rio de Janeiro. 

Em suas temporadas na América do Sul, Favolosa também ficou baseado em Montevideo (foto) e Buenos Aires

Após a temporada brasileira inaugural, retornou à região para outras quatro estações locais, embarcando passageiros também em Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai). 

Para ver mais sobre o navio, além de fotos de seus interiores e atrações, clique aqui ou na miniatura a baixo. 

Costa Favolosa

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui