O Estado da Bahia é contra a retomada da temporada de cruzeiros no Brasil no próximo dia 21.
O posicionamento foi revelado pela secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim, e pelo secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, durante uma reunião nesta quarta-feira (12/1).
Realizado de forma virtual, o encontro contou também com a participação de representantes do Governo Federal e dos setores de saúde e de turismo de estados e municípios que recebem os navios.
Ao relevar a posição do estado, Tereza pontuou a atual situação que o país vem enfrentando com o aumento de casos de Covid-19 e também um surto de Influenza.
“Além da explosão de casos dessas doenças, ainda estamos enfrentando na Bahia problemas por conta das chuvas, que levou mais de 175 municípios a decretar estado de emergência”, disse a secretária.
Tereza também destacou que 6 casos da variante Ômicron foram identificados em pessoas que estavam nos navios de cruzeiro que atracaram em Salvador.
O Secretário de Turismo reafirmou o posicionamento. “Só é possível retomar qualquer atividade quando houver protocolo que atenda o atual cenário. Por enquanto não temos isso”, afirmou.
Total de 109 escalas em 2021/2022
Um dos principais destinos para navios de cruzeiro no Brasil, a Bahia esperava receber 109 escalas na temporada 2021/2022.
Dos cinco navios que estão no Brasil, três tinham paradas regulares previstas nos portos de Salvador e Ilhéus.
Texto (©) Copyright Governo da Bahia (adaptado) e Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Governo da Bahia