O Costa Luminosa encerra neste domingo (4/9) seu último cruzeiro pela Costa Cruzeiros.
Uma viagem de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental, o itinerário acaba em Trieste, na Itália, e incluiu paradas em Dubrovnik e Split, na Croácia; Kotor, em Montenegro; além de Corfu e Argostoli, na Grécia.
Se despedindo da frota da Costa, a embarcação será agora transferida para a Carnival Cruise Line. Parte do mesmo conglomerado empresarial que a Costa, a companhia norte-americana irá operá-la a partir de novembro, em temporadas pela Austrália e Alaska.
Antes de estrear por sua nova companhia, o navio deve passar por revitalização, sendo rebatizado Carnival Luminosa e recebendo novas atrações.
Entre as novidades estão bares e restaurantes que são característicos da frota da Carnival, como a churrascaria 555 Fahrenheit, o Limelight Lounge e o Alchemy Bar.
Durante a temporada 2022/2023, o Luminosa oferece cruzeiros partindo do porto australiano de Brisbane. Complementando a frota do Carnival Splendor na região, o navio realizará itinerários que visitam a Nova Zelândia, o Pacífico Sul e portos na própria Austrália.
Durante o próximo verão no hemisfério norte, a embarcação estreia no Alaska, realizando embarques em Seattle para itinerários que visitam diversos portos do estado norte-americano.
13 anos em serviço pela Costa
Um dos três navios que deixarão a frota da Costa Cruzeiros até 2024, o Luminosa encerra uma carreira de 13 anos na frota da companhia italiana.
Comissionado em 2009, o navio foi construído para a companhia pelo estaleiro Fincantieri como parte de um plano de ampliação da frota que incluiu cinco novas embarcações.
Ao estrear pela Costa, em junho daquele ano, protagonizou uma das maiores cerimônias de batismo da história da companhia.
O evento, que também serviu para inaugurar o Costa Pacifica e ocorreu em Gênova, chegou a entrar no Livro Guinness dos Recordes, por marcar a primeira vez que uma companhia de cruzeiros batizou dois navios de cruzeiro no mesmo local, ao mesmo tempo.
Após navegar pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Caribe e Oriente Médio, o navio passou a realizar os cruzeiros de Volta ao Mundo da Costa em 2015.
Apesar de ter passado pelo Brasil em algumas ocasiões durante seus cruzeiros internacionais, o Costa Luminosa chegou a ser anunciado como novidade para a temporada local em 2019.
Como terceiro navio da Costa Cruzeiros no Brasil, deveria ter vindo ao país em 2020/2021, realizando cruzeiros ao Prata com embarque em Santos e Itajaí. A operação, no entanto, acabou cancelada por conta da pandemia de COVID-19.
Gêmeo do Costa Deliziosa, o navio tem interiores inspirados pela luz, e conta com projeto arquitetônico assinado por Joseph Farcus – arquiteto de hospitalidade responsável pela maior parte dos navios da frota da Costa e também da Carnival Cruise Line.
Primeiro de três navios a deixar a frota até 2024
Além do Costa Luminosa, outros dois navios deixarão a frota da Costa Cruzeiros até 2024. Consideradas embarcações de última geração, o Costa Venezia e o Costa Firenze também serão transferidos para a Carnival Cruise Line, passando a operar no mercado norte-americano.
O primeiro dos navio a seguir para os Estados Unidos será o Costa Venezia, que realizará roteiros com embarque em Nova Iorque a partir de Abril de 2023.
Já o Costa Firenze passa para a Carnival no começo de 2024, realizando roteiros partindo da região de Los Angeles.
Além dos três navios, a Costa também perdeu outras cinco embarcações desde o começo de 2019. No mesmo período, inaugurou quatro novos navios – incluindo os gêmeos Costa Venezia e Costa Firenze.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Costa Cruzeiros e Carnival Cruise Line