Após cerca de 20 horas fechado por conta de condições climáticas desfavoráveis, o Porto de Santos reabriu por volta das 11 horas deste domingo (19/2).
Assim, os navios de cruzeiro que foram afetados pelo fechamento puderam dar sequência às suas operações.
Costa Favolosa e MSC Seashore partem
Atracados desde a manhã de sábado (18/2), o Costa Favolosa e o MSC Seashore seguiram viagem por volta das 11h.
A programação original dos navios previa partidas de Santos no final da tarde do próprio dia 18. As manobras, no entanto, tiveram de ser canceladas pelo fechamento do porto.
Com as saídas atrasadas, os itinerários das embarcações tiveram de ser alterados.
O Costa Favolosa, por exemplo, agora só deve chegar em Itajaí às 22h30. A previsão original era que o navio visitasse o porto catarinense – onde também realiza embarque de passageiros – entre 8h e 15h.
A mudança deve impactar também o restante do itinerário original, que previa ainda escalas em Montevideo (Uruguai) no dia 21 e em Buenos Aires (Argentina) no dia 22.
Já o MSC Seashore seguiu diretamente para Salvador, onde irá chegar por volta das 12h de 21 de fevereiro. A programação original do navio previa escala em Maceió para o dia.
Antes de retornar a Santos no próximo dia 25, o itinerário do navio da MSC Cruzeiros ainda prevê escala em Búzios no dia 24.
Costa Firenze e MSC Fantasia atracam
Com a reabertura do porto e a partida do Favolosa e do Seashore, o Costa Firenze e o MSC Fantasia puderam atracar em Santos por volta das 13h.
Com escala marcada para este domingo (19/2), os navios estavam aguardando na entrada do porto desde o começo da manhã.
Agora, realizam operação de embarque e desembarque de passageiros antes de seguir para novas viagens.
Primeiro a atracar, o Costa Firenze parte em cruzeiro de sete noites rumo à Bahia, com escalas em Salvador, Ilhéus e Rio de Janeiro.
Já o MSC Fantasia realiza viagem de uma semana para a Argentina e Uruguai, com visitas a Punta del Este, Montevideo e Buenos Aires.
Eventuais alterações nos itinerários dos navios irão depender dos horários de partida de Santos. No momento, não há confirmação para as manobras que, de acordo com a programação original, deveriam ocorrer no fim da tarde.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Bruno Pricoli e Canal do Porto de Santos/Praticagem do Estado de São Paulo
Fiz a viagem com o msc seashore e adorei vale a pena msm que atrase vale mto a pena esperar adorei pretendo fazer de novo
Fizemos uma viagem no Costa Favolosa, adoramos também, tripulantes educados, atencioso e o navio muito bem conservado e limpo eu recomendo.
Fizemos um cruzeiro de 8 dias no Costa Favolosa, chegamos dia 18.02.23, adoramos o pessoal do entretenimento, já a comida do restaurante no jantar, simplesmente horrivel,
Fiz no Firenze, bonito, mas estrutura criada para o Japão, piscinas pequenas e poucas ilha de alimentos. Mas se form a primeira experiência em Vai gostar.
Costa favulosa, nos largaram as 00 : 45 em Itajai, chegada atrasada em 15 horas devido a problemas climaticos, sem nenhuma ajuda, muitos perderam seus voos e onibus, nos tirarm das cabines as 20 horas, com malas, onde ficsmod rolando sem ter nem onde sentar, deu muita briga e discuçao, um preco muito caro, uma comids pessima, shows ruins, uma empresa q nao se preocupa c o cliente.
Fizemos um cruzeiro com Costa Favolosa do dia 5 ao dia 12…uma perfeição…tudo muito bom…recomendo 👏👏👏
A viagem no costa favolosa foi horrível, pessoas doentes, com tosse, dor de garganta, febre, dor no corpo, dentro do navio sem nenhuma atenção da tripulação, comida estragada, banheiros entupidos, alagamento nas gabines. Sem falar no descaso com relação ao atraso no desembarque, simplesmente despejaram os clientes que iriam desembarcar em Itajaí de suas gabines, ficamos mais de 15 hs sem acesso a geladeira, mais de 5 hs vagando dentro fo navio com nossos bagagens de mão aguardando o desembarque. Ao desembarcar o caos das bagagens, sem controle, um verdadeiro tumulto para resgatar a mala, malas quebradas… enfim fomos despejados do navio de madrugada, por volta de 1 hora da manhã, até resgatar a bagagem levou mais 1 hora. Fomos simplesmente jogados na rua do navio em plena madrugada sem ninguém se preocupar se tínhamos onde nos hospedar, se tínhamos transporte, aéreo, translado para seguirmos viagem até nossas cidades.
Foi um descaso total com as pessoas que contraíram uma virose no navio e com o desembarque.
A matéria é do dia 19. Os passageiros só ficaram sabendo que não teria Maceió em alto mar, no dia 20. poderíamos ter sido avisados em terra e desembarcado! Fomos jogados em ônibus por 12h nas estradas para ir de Salvador até Maceió. A MSC foi muito irresponsável.