Como já era esperado, a Royal Caribbean confirmou a encomenda de um quarto navio da classe Oasis, que estava prevista no contrato de construção do terceiro navio da classe, assinado em fevereiro de 2013. A decisão da companhia foi anunciada durante a cerimônia de colocação da quilha do Oasis 3, que ainda não tem nome, no STX France, em St. Nazaire, França.
Em uma conferência com acionistas há alguns meses, a Royal Caribbean deu indícios de que iria seguir em frente e construir o quarto navio da classe Oasis previsto no contrato de encomenda do terceiro navio dessa classe. Na ocasião, os diretores da companhia reafirmaram que os navios Oasis são os mais rentáveis da frota, já que, sendo únicos no mercado, permitem que a companhia pratique preços diferenciados na venda de seus roteiros, que tem também maior procura. Além disso, Oasis e Allure, com suas várias áreas de entretenimento diferentes, e muitas lojas e restaurantes, geram mais lucro com os passageiros já a bordo.
Nesse mesmo dia, foi revelado que a companhia não iria construir um sexto navio da classe Solstice, para a companhia irmã Celebrity Cruises, como se especulava, e também não encomendaria um quarto para a classe Quantum, como o contrato de construção do terceiro indicava. Essas decisões deixaram o caminho aberto para a entrada do quarto Oasis, que ficará pronto na metade de 2018.
Previsão artística do terceiro Oasis. |
Apesar de praticamente gêmeo dos dois primeiros navios da classe, os dois novos navios terão algumas modificações, como visível nas previsões artísticas divulgadas recentemente. Ambos também serão mais eficientes, gastando cerca de 20% menos energia.
Cada navio da classe Oasis transporta mais de 5,500 passageiros, com 2,700 cabines e 225,282 toneladas. Revolucionários, são os maiores navios de cruzeiro do mundo, com diferenciais e novidades que vão além do tamanho. Isso tudo se torna evidente nesta matéria, feita por um de nossos amigos e contribuintes na ocasião da viagem inaugural do Oasis of the Seas em 2009. Para ler esta matéria da época, com diversas fotos do interior do navio, clique aqui.
Hoje, no STX France, foi colocada a quilha do Oasis 3, e assim, o processo de construção foi iniciado de fato. Durante a cerimônia, realizada no estaleiro que é localizado em St. Nazaire, a primeira peça da construção, de 1,000 toneladas, foi colocada na doca de construção. Neste peça foram soldadas pequenas moedas, algo tradicionalmente feito para que o navio tenha sorte. O Oasis 3 é chamado por este nome de forma provisória, e ainda não possui nome definitivo. Será entregue em meados de 2016.
Animal, 4 navios da Classe Oasis.
Essa royal direto inovando…. Mas nao inova aqui no Brasil… PRA QUE NOVOS TERMINAIS AQUI MEU DEUS?