A frente fria que se aproxima do Sul e Sudeste colocou as regiões em estado de atenção. Enquanto em terra a preocupação é com a alta quantidade de chuva esperada, no mar, a navegação pode sofrer com o clima.
A Marinha do Brasil, através de seu Centro de Hidrografia emitiu nesta segunda-feira um alerta de mau tempo para o Sul e o Sudeste. A frente fria levará ventos fortes ao litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias.
Além de prejudicar a navegação, os ventos poderão causar ressacas com ondas de até 3 metros. Os navios de cruzeiro que navegam pela área poderão ser afetados pelo fenômeno meteorológico.
O Sovereign, da Pullmantur, que realiza cruzeiro de quatro noites pelo Sul e Sudeste deve sentir impacto do fenômeno, assim como o Costa Fascinosa, que navega pela região rumo ao Prata. As condições adversas de mar poderão causar atraso na chegada dos navios aos portos, além de desconforto aos passageiros.
O Sirena, da Oceania Cruises, bem como o MSC Orchestra também estarão na região afetada.
Confira mais detalhes na nota da Marinha:
Niterói, RJ; 11 de fevereiro de 2019 – A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a passagem de uma frente fria sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil poderá provocar ventos fortes de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h, com rajadas, nas proximidades do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre o dia 12 à noite e o dia 14 pela manhã.
Esses ventos poderão gerar ondas de Sudeste a Sul de até 3,0 metros, nas proximidades do litoral dos mesmos estados, no mesmo período. Há também condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de Sul a Sudeste de até 2,5 metros entre as cidades de Laguna (SC) e Cananéia (SP), entre o dia 12 à noite e o dia 13 pela manhã, e entre as cidades de Cananéia (SP) e Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 13 pela manhã e o dia 14 pela manhã.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico aqui disponível.
Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).
Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”.
Texto (©) Copyright Daniel Capella e Marinha do Brasil / Imagem (©) Copyright Daniel Capella