Costa Cruzeiros

Costa Diadema é um dos maiores navios da frota atual da Costa Cruzeiros. Foto © Daniel Capella

Nesta página especial, o Portal World Cruises apresenta o perfil da Costa Cruzeiros, com sua história, características, destinos de atuação e planos para a próxima temporada no Brasil.

Texto © Portal World Cruises

História

Uma das mais tradicionais companhias de navegação da atualidade, a Costa Cruzeiros tem uma história de mais de 150 anos. Originalmente transportadora e revendedora de azeite e tecidos, a empresa passou a operar linhas transatlânticas em 1947. A primeira, e mais tarde principal, linha operada pela companhia ligava à Itália ao Brasil e foi realizada regularmente até 1982.

Desde o final dos anos 90, é parte da Carnival Corporation, empresa que une oito diferentes companhias de cruzeiro que servem diferentes mercados. Hoje opera uma frota de 9 navios, incluindo o Costa Smeralda e o Costa Toscana, que figuram entre os maiores do mundo.

Anna C, o primeiro navio da frota da Costa Cruzeiros

Com seu estilo italiano e produto pan-europeu, opera principalmente na Europa, servindo públicos como o italiano, o espanhol, o francês e o alemão. Ainda tem importante presença na América do Sul, com forte atuação no Brasil, Argentina e Uruguai.

Frota

Após um período de expansão sem precedentes, a frota da Costa Cruzeiros vem encolhendo nos últimos anos. Desde 2019, a empresa deixou de operar sete navios, incluindo dois recém construídos, o Costa Venezia e o Costa Firenze.

A mudança é parte de uma estratégia da Carnival Corporation para seu portfólio de marcas, que visa otimizar sua oferta em regiões onde há maior demanda, ao passo que aposenta navios menores e mais antigos.

Assim, a Costa Cruzeiros opera hoje uma frota de nove navios, todos de grande porte e construídos especialmente para a companhia entre 2003 e 2021.

Veja a seguir todos os navios da frota da Costa, do mais novo para o mais antigo:

 

Estilo e Características

Conhecida por seu estilo italiano, a Costa oferece cruzeiros contemporâneos em navios de grande porte. Com atrações para todas as idades, é indicada para diferentes tipos de público, incluindo famílias, casais e grupos de amigos.

Os navios da companhia são exemplo disso, com variedade de atrações que incluem desde os toboáguas, parques aquáticos e fliperamas dos navios mais novos, a discos que funcionam até altas horas, passando por spas, casinos, teatros, bares e restaurantes temáticos. As famílias costumam ser navios oferecem também atrações para crianças como parques e salas de recreação. Para os mais velhos e a melhor idade há foco especial em atividades como dança de salão.

campanha promocional costa
Colosseo, o átrio do Costa Smeralda

Embaixadora da Itália ao redor do mundo, a Costa construiu a maior parte de sua frota em estaleiros italianos e conta com escritórios em Gênova, além de navios com bandeira italiana. Essa herança italiana faz-se sentir também a bordo, no estilo da culinária, no nome das áreas públicas e mesmo na animação. O país europeu é um dos principais temas para shows a bordo, e muito da música tocada – ao vivo – nos navios da companhia é italiana.

No Brasil, apesar de manter sua identidade original italiana, o produto é adaptado para melhor servir o público local, incorporando a culinária e cultura nacionais.

Confira a seguir os destinos de atuação da Costa Cruzeiros além de mais detalhes de sua próxima temporada no Brasil e América do Sul. 

Destinos de Atuação

Desde a retomada dos cruzeiros ao fim da pandemia, a frota da Costa Cruzeiros vem atuando principalmente na Europa. Durante os verões locais, oito dos nove navios da companhia costumam navegar no Velho Continente, oferecendo cruzeiros para o Mediterrâneo, Norte Europeu e Ilhas Canárias.

Os principais roteiros da Costa na região viajam pelo Mediterrâneo Ocidental, navegando para destinos na Espanha, Itália e França em viagens de uma semana. Maior e mais novo navio da frota, o Costa Toscana, por exemplo, realiza, até o final de 2025, um roteiro de sete noites que passa por Palermo, Savona, Civitavecchia, Palma de Mallorca, Barcelona e Marselha.

Antes um importante mercado para a empresa, a Ásia chegou a contar com diversos navios da companhia operando em tempo integral para mercados como o chinês e o japonês.

Costa Voyages
Costa Pacifica em Valletta, Malta, um dos destinos visitados pela Costa Cruzeiros no Mediterrâneo. Foto © Daniel Capella

Em 2024, o destino segue na programação da marca, mas apenas com um navio, o Costa Serena, realizando fretamentos para operadores locais.

Outras regiões internacionais visitadas pelos navios da Costa Cruzeiros são o Oriente Médio e o Caribe. Com roteiros voltados principalmente ao público europeu, as viagens nestas regiões acontecem apenas de forma sazonal, durante o inverno no Velho Continente.

No Caribe, os itinerários partem de portos como La Romana, na República Dominicana, e Point-a-Pitre, em Guadalupe, permitindo aos brasileiros embarcar sem a necessidade de portar um visto norte-americano.

A Costa Cruzeiros ainda costuma oferecer cruzeiros de volta ao mundo anualmente, com viagens que partem da Europa e navegam por diferentes partes do globo em cerca de 100 dias.

América do Sul – Temporada 2024/2025

Outro importante destino no portfólio da Costa Cruzeiros é a América do Sul, que na temporada 2024/2025 contará com três dos maiores navios da frota.

A programação incluirá uma embarcação integralmente dedicada ao mercado brasileiro, além de outras duas servindo também o público argentino e uruguaio. Por aqui, os embarques acontecem em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí.

Porto de Santos temporada 2023/2024
Costa Favolosa está entre os navios da Costa que virão ao Brasil na temporada 2024/2025. Foto © Daniel Capella

Retornando à América do Sul após quatro anos de ausência, o Costa Pacifica realiza cruzeiros exclusivamente pelo litoral brasileiro. Visitando destinos nas regiões Sul e Sudeste do país, o navio realiza embarques em Santos e Rio de Janeiro entre o final de novembro de 2024 e o final de março de 2025.

Um dos maiores navios da frota, o Costa Diadema realiza sua segunda temporada consecutiva na região. Partindo de Santos e Itajaí, a embarcação oferece, pela primeira vez, cruzeiros para a Argentina e o Uruguai.

Já o Costa Favolosa retorna para embarques em Buenos Aires e Montevideo, em cruzeiros que combinam destinos no Prata e no Brasil, e também contam com embarques no Rio de Janeiro.