Os portos baianos de Salvador e Ilhéus receberão um total de 109 escalas na temporada 2021/2022. A previsão foi divulgada pela Secretaria Estadual de Turismo da Bahia, que, na última semana, se reuniu com representantes da CLIA Brasil. 

De acordo com o órgão, a retomada do turismo nacional traz uma perspectiva promissora para a próxima estação de cruzeiros, que começa em 31 de outubro e termina em 19 de abril do próximo ano. As informações foram apresentadas ao secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, em encontro virtual.   

Reunião aconteceu de forma virtual na semana passada

A programação, que ainda depende da aprovação dos protocolos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, prevê sete navios visitando Salvador e quatro visitando Ilhéus. De acordo com dados da Companhia Docas do Estado da Bahia, a Codeba, as embarcações farão 80 escalas em Salvador e 29 em Ilhéus.

Ainda de acordo com a secretaria de turismo baiana, a previsão de escalas inclui principalmente navios da MSC Crociere e da Costa Crociere. Entre eles, o Costa Diadema, o MSC Seaside, o Costa Fascinosa e o MSC Splendida.

Salvador entre os principais destinos para cruzeiros do país

Salvador está, ao lado do Rio de Janeiro e de Santos, entre os três principais destinos dos navios de cruzeiro em todo o Brasil, diz a Setur-BA. “Salvador é o ponto alto dos nossos roteiros, tem um apelo muito grande, inclusive um apelo comercial, de vendas”, disse Márcia Leite, diretora de operações da MSC.

MSC Preziosa no Porto de Salvador

Já em em Ilhéus, a programação depende ainda de ajustes de operação e logística a serem realizados no porto. “Estamos à disposição para intermediar as negociações com autoridades e representações locais para resolver questões como a dragagem em Ilhéus (…) Embora medidas protocolares devam ser observadas para a segurança de todos, vale lembrar que o planejamento também deve considerar o quadro da pandemia na temporada”, disse Maurício Bacelar.  

“Os cruzeiros marítimos são de grande importância para o turismo baiano, pois permitem que milhares de passageiros circulem pelas cidades, fazendo compras, consumindo em bares e restaurantes, movimentando assim a economia”, acrescentou.

Além disso, lembra o secretário, 87% dos cruzeiristas que visitam a Bahia querem voltar em outras temporadas.  

A Bahia também prevê adicionar quatro novos portos ao roteiro dos navios nas próximas temporadas

Porto Seguro receberá cinco escalas em 2022

Protocolos irão ditar retomada

Segundo o presidente da CLIA Brasil Marco Ferraz, todos os cuidados estão sendo tomados para oferecer aos passageiros o máximo de segurança na retomada. Entre as medidas projetadas, estão higienização aumentada para as cabines, além de troca de filtros do ar-condicionado a bordo.

Ainda de acordo com o presidente da CLIA Brasil, os navios passarão a oferecer estrutura médica para monitorar possíveis casos de contaminação pela COVID-19 e também cabines especialmente designadas para isolar e atender possíveis casos de pessoas infectadas.

O serviço médico das embarcações ainda se comunicará com unidades hospitalares dos municípios, para se preparar em casos de necessidade de atendimento avançado. 

Outra medida importante, é a testagem para detecção do novo coronavírus, que será realizada em 100% dos hóspedes e tripulantes. Os cuidados com uso de máscara e álcool em gel e com o distanciamento também serão observados.

“O avanço da vacinação nos deixa otimistas para a temporada”, disse Ferraz.   

“Estamos definindo um cronograma para que nos próximos meses possamos ter a aprovação da temporada, confiantes de que os procedimentos de segurança preparados possam atender aos mais altos graus de exigência”, acrescentou.  

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo da Bahia) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Tatiana Azeviche 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *