A caminho da Antártica, onde irá operar nos próximos meses, o L’Austral atualmente navega com destino ao Rio de Janeiro. Operado pela Ponant, o navio de expedição deve chegar a cidade no próximo dia 7, em provável escala técnica.
Com capacidade para cerca de 200 passageiros, o L’Austral partiu da França no último dia 20. Seu destino final é Ushuaia, na Argentina, de onde passa a oferecer expedições para a Antártica a partir do dia 17 de novembro.
Projetada para viagens de luxo em destinos remotos, a embarcação é uma das várias deste tipo que tem passado pelo litoral brasileiro nas últimas semanas. De acordo com levantamento do Portal WorldCruises.com, ao menos sete navios de expedição passaram ao largo do Brasil nas últimas semanas.
A caminho da Antártica, L’Austral deve visitar o Rio de Janeiro
A maior parte delas se dirigiu diretamente para o Uruguai, a Argentina ou o Chile – países que tradicionalmente servem como base para a operação no continente gelado.
Caso confirmada, a operação do L’Austral será a segunda escala técnica realizada pelo navio no Rio de Janeiro desde o começo da pandemia.
Desembarque de passageiros após negativas de Argentina, Chile e Uruguai
Em março de 2020, o L’Austral acabou escalando o Brasil para desembarcar passageiros após não conseguir atracar na Argentina. Antes de pedir ajuda para o Rio de Janeiro, o navio da Ponant também tentou, sem sucesso, visitar o Uruguai e o Chile.
Já com sua operação suspensa, o navio precisava de um local para desembarcar os hóspedes de seu último cruzeiro, que viajou pela Antártica, antes de sair oficialmente de operação. Classificada como um gesto humanitário, a operação foi autorizada pela Anvisa.
Após alguns dias atracado, o L’Austral repatriou cerca de 250 pessoas, entre passageiros e tripulantes. O navio também realizou reabastecimento e embarque de suprimentos, se preparando para partir para a Europa.
Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella