Mais novo navio da Carnival Cruise Line, o Carnival Panorama parte hoje em cruzeiro inaugural. Entregue pelo estaleiro italiano Fincantieri no final de outubro, o navio da classe Vista contornou toda a América do Sul antes de chegar a seu primeiro porto-base, Long Beach, na Califórnia.
Apesar da expectativa de que a embarcação pudesse fazer uma ou mais paradas técnicas no Brasil enquanto se dirigia à Califórnia, o navio acabou parando apenas em Montevideo, no Uruguai.
Nesta quarta-feira, o navio parte da cidade na Costa Oeste dos EUA em sua primeira viagem comercial. Com quatro noites, o cruzeiro visita Ensenada, no México, e precede cruzeiros semanais para a Riviera Mexicana.
A partir do próximo dia 14, o Carnival Panorama parte de Long Beach – porto próximo a Los Angeles – todas as quintas-feiras. Os cruzeiros semanais incluem paradas em Cabo San Lucas, Mazátlan e Puerto Vallarta.
O navio é o primeiro da Carnival a estrear na Costa Oeste em mais de 20 anos. É também o terceiro e último da classe Vista original, que conta com a dupla Carnival Vista e Carnival Horizon.
A Costa Crociere ainda inaugurará um navio similar, considerado parte da classe, o Costa Firenze. Com diversas mudanças de projeto, o navio é gêmeo do Costa Venezia, que entrou em operação este ano.
Outros três navios de projeto semelhante também serão construídos na China, com o auxílio do próprio estaleiro Fincantieri.
O Carnival Panorama tem 133 mil toneladas e capacidade para até 4,716 passageiros.
Fim de ciclo no Fincantieri
A entrega do Carnival Panorama marca o fim da construção de navios para a companhia norte-americana no estaleiro italiano.
Desde o final dos anos 1990, o grupo Fincantieri construiu 15 navios para a marca norte-americana. Parte de quatro classes diferentes, os navios são hoje a maioria na frota da companhia, que é a segunda maior do mundo em número de leitos.
Agora, a Carnival conta com navios em encomenda apenas no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia. Significantemente maiores que os navios do Fincantieri, as novas embarcações terão 185 mil toneladas e capacidade para mais de 6,000 passageiros.
Atualmente dois navios do tipo estão em encomenda, com o primeiro, batizado Mardi Gras, previsto para 2020.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Carnival Cruise Line