A Pullmantur Cruceros anunciou na tarde desta quarta-feira (10/6) que não realizará cruzeiros com seus navios até o dia 15 de novembro de 2020. Até então, a companhia espanhola previa retomar suas operações já em 9 de julho.
Em comunicado, a Pullmantur afirmou que a decisão foi tomada devido às incertezas para o futuro, não só em relação à evolução da pandemia de COVID-19, mas também das formas como será possível viajar uma vez que restrições sejam retiradas.
A companhia ainda afirma que a segurança e bem-estar de sua tripulação e passageiros é sua prioridade máxima. No prolongado período em que os navios agora permanecerão sem operar, a Pullmantur ainda promete analisar profundamente as implicações e consequências que a COVID-19 terá no setor de cruzeiros, assim como reforçar protocolos de saúde e segurança.
Até novembro, a Pullmantur tinha roteiros agendados no Caribe, Mediterrâneo e Norte Europeu.
Navios em Malta e reestruturação interna
Nos bastidores, a companhia parece passar por mudanças significativas, com a gestão dos navios mudando de mãos. Enquanto a tripulação teme pelo futuro da marca, a maior parte da frota se dirige à Malta, país onde é registrada.
O Portal WorldCruises.com apurou que os funcionários ainda a bordo estão sendo informados de uma mudança da gestão dos navios, com a Pullmantur deixando de ser responsável por, ao menos, a parte operacional do negócio.
Os tripulantes que quiserem permanecer trabalhando, precisam assinar um novo contrato, assumindo compromisso de trabalho com o novo operador. Também é possível optar por cancelar o contrato e desembarcar.
A mudança operacional, no entanto, não está necessariamente relacionadas à mudanças na gestão comercial. A Pullmantur Cruceros pode continuar existindo como marca, com o operacional de seus navios ‘terceirizado’ e sob responsabilidade de outra empresa.
Comprada pela Royal Caribbean em 2006, a Pullmantur é hoje controlada pelo fundo de investimentos Springwater Capital, que comprou 51% de suas ações em 2016. Os outros 49% seguem propriedade da Royal Caribbean Cruises.
No ano passado, as companhias anunciaram um aumento na frota da Pullmantur, com a transferência do Grandeur of the Seas para a marca espanhola. O navio deveria entrar em operação por seus novos operadores em 2021, substituindo o Zenith, que deixou a frota no começo deste ano.
Desde o anúncio original, no entanto, informações adicionais não foram reveladas. Recentemente, a Pullmantur anunciou seus roteiros para a temporada européia de 2021, mas sem incluir o novo navio.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Roger Wollstadt