A frota da Pullmantur voltou a navegar nas últimas semanas. Após meses imobilizados, os navios da companhia espanhola estão novamente no mar – ainda que sem passageiros.
Enquanto o Sovereign se movimenta na Europa, o Horizon parece estar sendo empregado em uma missão de repatriamento na Ásia. Até então imobilizado no Caribe, o Monarch está atravessando o Atlântico a caminho da Europa.
Monarch
O flagship da frota estava no Sul do Caribe desde que a Pullmantur suspendeu seus serviços à nível mundial no final de março. Após um período atracado no Panamá, o Monarch seguiu para Barbados, onde desembarcou a maior parte de seus tripulantes.
No último dia 3, o navio partiu da ilha caribenha com destino Valletta, em Malta. A chegada ao porto no Mediterrâneo está marcada para o próximo dia 15.
A razão da mudança não foi informada pela companhia. No momento, todos os cruzeiros a bordo do navio estão cancelados até 3 de julho. No dia seguinte, o Monarch parte de Trondheim, na Noruega, com destino a Reykjavik, na Islândia.
Sovereign
O decano da frota foi um dos poucos que conseguiu atravessar o Atlântico com passageiros após a mais recente temporada brasileira. O Sovereign partiu de Recife em direção a Lisboa em 4 de março.
Após não conseguir realizar a maior parte das escalas programadas para o cruzeiro e ter sua chegada em Lisboa negada, o navio acabou sendo desviado para Cádiz. No porto espanhol, desembarcou todos os seus passageiros. Em seguida, partiu para Málaga, onde desembarcou tripulantes e permaneceu atracado por cerca de dois meses.
No último dia 18, o Sovereign finalmente seguiu viagem. Após escala técnica em Gibraltar, a embarcação da Pullmantur continuou rumo à Ilha de Malta, onde se encontra no momento. Fundeado, o navio tem a companhia de outros três navios da Marella Cruises, todos fora de serviço.
A razão para a mudança não foi informada pela companhia. O próximo cruzeiro a bordo do Sovereign está marcado para 4 de julho, com partida de Barcelona, na Espanha.
Horizon
Já o Horizon estava nos Emirados Árabes desde meados de março. O navio deixou Dubai no dia 4 de junho e navega com destino à Mumbai, na Índia. A chegada está marcada para o próximo dia 18.
A viagem deve estar relacionada ao repatriamento dos tripulantes indianos que seguiam a bordo do Horizon, ainda que a Pullmantur não tenha revelado detalhes.
O navio não deve receber passageiros até 5 de julho, quando tem previsto cruzeiro partindo de Piraeus, na Grécia.
Até o começo do ano, a frota da Pullmantur ainda contava com o Zenith. A embarcação foi vendida em 2019, e foi transferida para seus novos proprietários em janeiro de 2020.
Agora sob a bandeira da Peace Boat, o navio encontra-se fundeado na entrada do Mar Negro, entre a Turquia e a Bulgária.
Atualização (10/6): Na tarde desta quarta-feira, a Pullmantur anunciou o cancelamento de toda a sua operação até 15 de novembro de 2020. Os cruzeiros citados nesta matéria, portanto, não irão mais ocorrer. Clique aqui para ler mais.
Pullmantur estende pausa até novembro e passa por reestruturação
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella