Projeto para cruzeiros de expedição, o RCGS Resolute foi vendido por apenas US$ 600 mil. A embarcação foi leiloada em Curaçao, no sul do Caribe, devido à dívidas de seu responsável.
Antes operado pela canadense One Ocean Expeditions, o Resolute tem capacidade para cerca de 200 passageiros. Com casco resistente ao gelo e sua própria frota de Zodiacs, pequenos barcos usados para exploração de áreas remotas, o navio havia sido avaliado em cerca de US$ 25 milhões antes da pandemia.
Fora de serviço há meses, o navio havia sido arrestado em Buenos Aires, na Argentina, no último mês de novembro. Na ocasião, a One Ocean, que chegou a ter uma frota de três navios, se viu sem condições de honrar suas dívidas e foi obrigada a parar de operar.
O Resolute permaneceu atracado na Argentina, com tripulação reduzida até março, quando partiu para o Curaçao. No caminho, inclusive, protagonizou incidente com a Marinha da Venezuela, que resultou no naufrágio de um navio da armada do país.
Construído em 1993, o navio operou pela alemã Hapag-Lloyd durante 25 anos. Então batizado Hanseatic, deixou a frota da empresa alemã em 2018.
Resolute afunda navio patrulha da Guarda Costeira da Venezuela
Comprador pode ser próprio proprietário do navio
Apesar de ser operado pela One Ocean, o antigo Hanseatic não era de propriedade da companhia, que entrou em recuperação judicial recentemente. A empresa canadense e os donos do navio, que eram dos EUA, haviam assinado um contrato de fretamento de longo curso.
De acordo com a Cruise Industry News, o próprio proprietário pode ter arrematado o navio, como forma de se desvincilhar das dívidas do navio.
A identidade do comprador não foi revelada.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal e One Ocean Expeditions